A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A NEGOCIAÇÃO DO PODER
A ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v21i1.28421Palavras-chave:
Análise de Discurso Crítica, Reforma do ensino médio, Políticas públicasResumo
Em 2017, a lei nº 13.415 foi publicada orientando mudanças que deveriam ser colocadas em curso no ensino médio no Brasil. O objetivo deste artigo é identificar de que modo participantes de uma audiência pública negociam discursivamente seus próprios interesses. Como resultado, observa-se que há uma dinâmica argumentativa de estudantes e professores que tentam desconstruir a hegemonia. Esta pesquisa tem como proposta teórica-metodológica a análise do discurso crítica, a teoria da mercantilização de Fairclough, e algumas pesquisas sobre políticas educacionais brasileiras. O corpus deste artigo é analisado pelo método sincrônico-diacrônico de análise linguística de Pardo.
Downloads
Referências
ANDEP. Entrevista com a professora Mônica Ribeiro da Silva (UFPR) sobre a reformulação do ensino médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-professora-monica-ribeiro-da-silva-ufpr-sobre-reformulacao-do-ensino-medio. Acesso em: 27 fev. 2017.
BERNARDI, M. L.; ROSSI, A. J.; UCZAC, L. H. Do movimento Todos pela Educação ao Plano de Ações Articuladas e Guia de Tecnologias: empresários interlocutores e clientes do estado. In: Cadernos do V ANPED Sul. Florianópolis, ANPED, 2014, p. 1-18.
BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 27 fev. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União. Atos do Poder Legislativo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 27 fev. 2017.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília, UNB, 2001.
PARDO, M. L. Teoría y metodologia de la investigación linguística: método sincrónico-diacrónico de análisis linguísticos de textos. Buenos Aires, Tersites, 2011, p. 135.
PORTAL BRASIL. Entenda o novo ensino médio. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/entenda-o-novo-ensino-medio. Acesso em: 27 fev. 2017.
MARCHESE, C. M.; RESENDE, V. M. São as pessoas pobrecitas de espírito que agudizam a pobreza dos pobres: análise discursiva crítica de testemunho publicado na revista cais - o método sincrônico diacrônico. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 12, n.2, 2011, p. 150-178.
SENADO FEDERAL. Notas taquigráficas: comissão mista da medida provisória nº 746 de 09 de novembro de 2016. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/. Acesso em: 26 set. 2018.
SHIROMA, E. O.; GARCIA, R. M. C.; CAMPOS, R. Fatima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do movimento Todos pela Educação. In: BALL, S; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p. 222-248.
VOSS, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): contextos e discursos. Cadernos de Educação, v. 38, n. 43, 2011, p. 43-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.