A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A NEGOCIAÇÃO DO PODER

A ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Autores

  • Karina Corrêa Lelles UNB
  • Alexandra Bittencourt de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.28421

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Reforma do ensino médio, Políticas públicas

Resumo

Em 2017, a lei nº 13.415 foi publicada orientando mudanças que deveriam ser colocadas em curso no ensino médio no Brasil. O objetivo deste artigo é identificar de que modo participantes de uma audiência pública negociam discursivamente seus próprios interesses. Como resultado, observa-se que há uma dinâmica argumentativa de estudantes e professores que tentam desconstruir a hegemonia. Esta pesquisa tem como proposta teórica-metodológica a análise do discurso crítica, a teoria da mercantilização de Fairclough, e algumas pesquisas sobre políticas educacionais brasileiras. O corpus deste artigo é analisado pelo método sincrônico-diacrônico de análise linguística de Pardo.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Lelles, K. C., & Bittencourt de Carvalho, A. (2020). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A NEGOCIAÇÃO DO PODER: A ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 138–157. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.28421