A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): VOZES DE RESISTÊNCIA

Autores

  • Liliane Souza Santos Universidade de Brasília
  • Carmem Jená Caetano Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i2.27273

Palavras-chave:

Discursos, letramentos, estigma, EJA, identidades

Resumo

RESUMO

Neste artigo, investigamos os discursos materializados em três textos feitos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do Distrito Federal estabelecendo relação entre o material escrito, aquilo que Goffman (2002) denomina “estigma”, o Modelo de Letramento Autônomo (STREET, 1984) e a formação e a transformação identitária discente (CASTELLS, 1999). O texto discute a origem do problema do “estigma” na Educação de Jovens e Adultos atrelada ao modelo de letramento dominante (Letramento Autônomo) e à história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil (DI PIERRO; GALVÃO, 2012). A metodologia usada na realização desse artigo está ancorada na Análise de Discurso Crítica (ADC) de linha inglesa. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) também ampara nossa análise interdiscursiva com base investigação de traços semânticos e léxico-gramaticais das produções estudantis. Concluímos, nesse estudo, que os alunos deixam entrever os modos como são afetados por práticas que julgamos discriminatórias, uma vez que ora há contestação ora reprodução de concepções e significados que os subjugam.  

Palavras-chave: Discursos; letramentos; estigma; EJA; identidades.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Santos, L. S., & Caetano, C. J. (2019). A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): VOZES DE RESISTÊNCIA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(2), 93–111. https://doi.org/10.26512/les.v20i2.27273

Edição

Seção

Artigos