DISCURSO DOCENTE SOBRE A LÍNGUA INGLESA: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA E LINGUAGEM

Autores

  • Gilberto Alves Araújo University of the Witwatersrand & Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i2.25374

Palavras-chave:

Discurso, Língua inglesa. Ensino-aprendizagem, Professor, Tocantins

Resumo

Este trabalho analisa representações discursivas nos enunciados de professores acerca deles mesmos, do exercício da docência, do ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e sua inserção na escola. Nessa incursão pela Análise do Discurso Francesa, empregamos as concepções de esquecimento, assujeitamento, formações ideológica e discursiva. Nossas investigações apontam que prestígio e status sociais frequentemente atribuídos à LI cedem maior espaço à ideia de batalha/sofrimento, enquanto os sentimentos de conquista, autorrealização e ganhos financeiros são silenciados. Professores encontram em uma suposta superioridade intelectual, no utilitarismo linguístico e no sistema econômico as razões para ensino de LI.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Alves Araújo, G. (2019). DISCURSO DOCENTE SOBRE A LÍNGUA INGLESA: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA E LINGUAGEM. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(2), 226–253. https://doi.org/10.26512/les.v20i2.25374

Edição

Seção

Artigos