O MEIO AMBIENTE DOS CIGANOS DE APARECIDA DE GOIÂNIA (GO)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22239

Palavras-chave:

Meio ambiente físico e social. Ecolinguística. Ciganos kalderash.

Resumo

O objetivo desta comunicação é expor e comentrar os resultados de uma pesquisa de campo que iniciei em 2009, e que continuo até hoje, com os ciganos Kalderash de Aparecida de Goiânia (GO), destacando o ambiente não só físico, mas também o social, vistos pela perspectivada ecolinguística. Trata-se de um grupo seminômade, composto por mais ou menos 250 integrantes. Atualmente eles se converteram à religião evangélica. Eles são bilíngues em português e romanês, dialeto do romani, língua universal dos ciganos. A distribuição tópica das famílias em um único bairro facilita a interação. Aí se incluem visitas, frequência a festividades, à igreja etc. A tese que defendo é a de que é essa proximidade espacial que permite a manutenção da língua e dos usos e costumes ancestrais. É a convivência no meio ambiente natural que garante a sobrevivência pelo menos em parte do mental e do social, uma vez que são interdependentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHINA, J. B. O. Os ciganos do Brasil (subsídios históricos, ethnographicos e linguísticos). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1936.

COELHO, A. Os ciganos de Portugal - com um estudo sobre o Calão. Imprensa Nacional, Lisboa, 1892.

COUTO, H. H. do. Anticrioulo: manifestação linguística de resistência cultural. Brasília: Thesaurus, 2002.

COUTO, H. H. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.

FONSECA, M. de L. P. 1996. Espaço e cultura nos acampamentos ciganos de Uberlândia. Dissertação de Mestrado em Arquitetura, Universidade de Brasília.

HANCOCK, I. F. A handbook of Vlax Romani. Columbus: Slavica Publishers, 1995.

MELO, F. J. D. de. Os ciganos de Mambaí: a sobrevivência de sua língua. Brasília: Thesaurus, 2005.

MOONEN, F. Ciganos na Europa e no Brasil, MS. Brasília:Thesaurus,1997.

MOONEN, F. Cigano Calon na cidade de Sousa, Paraíba. In: MOTA, Ático V-B da. Ciganos ”“ Antologia de ensaios. Brasília:Thesaurus, 2004.

MORAES FILHO, M. Os ciganos do Brasil e o cancioneiro dos ciganos. Ed. Itatiaia e Ed.da Universidade de São Paulo, 1981.

MOTA, A . V-B. da. Os ciganos: uma minoria discriminada. In: Revista Brasileira de Política Internacional. Rio de Janeiro, 1986.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Cia. Editora Nacional & Editora da USP, 1968.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

O MEIO AMBIENTE DOS CIGANOS DE APARECIDA DE GOIÂNIA (GO). (2013). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(1), 213–236. https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22239

Edição

Seção

Artigos de pesquisa