REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA NO AMBIENTE ECOLINGUÍSTICO NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA

Autores

  • Maria Ivone Alves da Silva Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22222

Palavras-chave:

Ecolinguística; Fronteira Brasil/Venezuela. Discurso.

Resumo

A configuração das regiões fronteiriças no Continente Americano surge a partir das necessidades europeias por novos produtos e matérias primas. Remontando ao passado histórico, verifica-se existir uma demanda real pela realização de estudos e pesquisas voltadas para a compreensão do ambiente linguístico caracterizando os contatos de povos nos aspectos que envolvem a língua em relação ao ambiente natural e sócio-histórico, como no caso da fronteira Brasil/Venezuela. Uma das preocupações pertinentes que se impõe à reflexão neste trabalho é se a situação de contato linguístico influi na conformação do ambiente de fronteira Brasil/Venezuela determinando uma relação de proximidade, cuja intensidade é condicionada pelos vínculos relacionais que se estabelecem entre os povos. A par disto, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a situação de contato de povos no ecossistema linguístico Brasil/Venezuela, por meio do reconhecimento da natureza dos fatores que influenciam no resultado das situações de contato, fundamentando-se nos elementos da Ecolinguística, em conformidade com Couto (2007, 2009). Os sujeitos são quatro “moradores da fronteira” Pacaraima-Brasil/Santa Elena de Uairén-Venezuela. Considerando-se que as representações discursivas estão repletas de enunciados que podem expressar os mais variados tipos de sentimentos, e partindo-se do princípio de que o discurso do sujeito traz consigo fragmentos dessa realidade, é possível a visualização dos diversos níveis de interação que ocorrem entre os sujeitos constituídos nessa fronteira. É possível afirmar também que se constitui aí um único ecossistema que se influencia mutuamente cujos povos se atendem de forma recíproca, se comunicando através das línguas características do lugar e que, por princípio, poderia ser denominado de ecossistema linguístico “provisional”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivone Alves da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Doutoranda em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestra em Letras Neolatinas pela mesma universidade. Professora Licenciada em Letras, Especialialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Especialista em Gestão Escolar. Docente da Rede Pública Estadual de Roraima e Pesquisadora I da Capes - Programa de Formação de Professores-PARFOR, Unidade Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Referências

ALVES DA SILVA, Maria Ivone. A construção do ethos fronteiriço Brasil/ Venezuela em ambiente ecolinguístico. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos Revista Philologus, Ano 17, nº 51, set./dez.2011 ”“ Suplemento. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011, p. 484-491.

BEHARES, Luís M. Historia y discurso sobre educación en zonas de frontera. In: TRINDADE, Aldema M., BEHARES, Luis E. (org.), Fronteiras, educação, integração, págs. 25-34. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 1996,

BEHARES, Luís M. O ethos em “la línea” de fronteira Brasil/Venezuela: ambiente ecolinguístico e redes sociais. Dissertação de Mestrado-UFRJ, 2012.

BOADAS, Antonio Rafael. Geografia del amazonas venezolano. Ariel-seix Barral venozelano. Caracas, 1983.

BRANCO, Samuel Murgel. Elementos de ciências do ambiente. 2ª Ed. São Paulo. Ed. Ceterg. 1987.

COUTO, H. H. do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília. Thesaurus. 2007.

COUTO, H. H. Linguística, ecologia e ecolinguística. São Paulo. Contexto. 2009.

DAJOZ, Roger. Ecologia Geral. Petrópolis-RJ. 4 ed. Vozes, 1983.

FREITAS, Aimberê. Geografia e história de Roraima. Manaus: Grafima, 1991.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: Motta, A. R. & Salgado, L. (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MARTIN, André Roberto. Fronteiras e nações. Contexto. São Paulo. 1992.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigação em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NEGRET, Rafael. Ecossistema: Unidade básica para o planejamento da ocupação territorial; ecologioa e desenvolvimento. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 1982.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso: Princípios e procedimentos. 8ª Ed., Campinas, São Paulo, Pontes, 2009.

RODRIGUES, Francilene. Migração transfronteiriça na Venezuela. Estudos Avançados-20, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n57/a15v2057.pdf. Acesso em 07.Mai. 2011.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Silva, M. I. A. da. (2013). REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA NO AMBIENTE ECOLINGUÍSTICO NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(1), 89–106. https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22222

Edição

Seção

Artigos de pesquisa