CONTOS DE FADAS (RE)CITADOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE INTERDISCURSO, REDES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE

Autores

  • Denise Gabriel Witzel Universidade do Centro-Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21667

Palavras-chave:

Discurso publicitário. Contos de fada. Memória. Identidade do feminino.

Resumo

Partindo do princípio de que a publicidade opera, muitas vezes, como uma caixa de ressonância dos discursos dos clássicos contos de fadas, notadamente quanto fala da/sobre a mulher, proponho o presente estudo com o objetivo de refletir criticamente e de dar visibilidade a efeitos de sentidos e de identidades do feminino, mediante descrições analíticas de peças publicitárias impressas que circularam em revistas da grande mídia impressa brasileira. Para tanto, aciono do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de filiação francesa pressupostos que tratam da relação necessária e inescapável entre sentido, sujeito e memória. Assim, confrontada com a materialidade complexa das peças selecionadas e com o espaço de memória ali convocado, constato que as (re)formulações, mais do que recitarem um conjunto de imagens e dizeres advindos do maravilhosomundo dos contos de fadas, asseguram, na contemporaneidade, efeitos de sentidos que contribuíram com os modos de subjetivação do feminino desde tempos quase imemoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gabriel Witzel, Universidade do Centro-Oeste do Paraná

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista ”“ UNESP-FCL-Araraquara-SP; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá ”“ UEM - Maringá; professora do Departamento de Letras da Universidade do Centro-Oeste do Paraná ”“ UNICENTRO ”“ Guarapuava (PR).

Referências

BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Jahar Editor, 2000.

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CORSO, D.L. et al. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

COURTINE, J.J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

DEL PRIORE, M. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC, 2000.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, Ditos e Escritos III, 2001.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

GREGOLIN, M.R. Identidade: objeto ainda não identificado? In: Milanez, Nilton et al. Estudos da Lingua(gem), Vitória da Conquista, v6. n: 81-97, 2008.

GRIGOLETTO, M. Leituras sobre a identidade: contingência, negatividade e invenção. In: MAGALHÃES, I. et alli (Org.). Prática identitárias: língua e discurso. São Carlos: Claraluz, 2006, p.15-26.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.

HALL, S. Quem precisa de identidade? In: Silva, T. S. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. Achard, Pierre et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2007.

PERROT, M. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

POSSENTI, S. Humor e leveza: fórmulas e intertexto. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, Maringá-PR. [Anais eletrônico]. Disponível em: http://www.cielli.com.br. 2009.

ROSE, N. Inventando nossos eus. Silva, Tomas Tadeu. Nunca fomos humanos ”“ nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica: 137-202, 2002.

YALOM, M. A história da esposa: da Virgem Maria a Madonna ”“ o papel da mulher casada dos tempos bíblicos até hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Witzel, D. G. (2019). CONTOS DE FADAS (RE)CITADOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE INTERDISCURSO, REDES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(2), 163–182. https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21667

Edição

Seção

Artigos de pesquisa