UM PASSO DE CADA VEZ. A (RE)ESCRITA EM RESPOSTA A FEEDBACKS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21316Palavras-chave:
Ensino de produção textual. Gênero textual. Perspectiva textual-interativa. Bilhete orientador.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise de bilhetes orientadores e suas implicações na reescrita de textos, como parte da sistematização de uma proposta de ensino de produção textual que viabiliza a interaçãoprofessor e aluno via texto. O trabalho está fundamentado na abordagem de gênero como ação social e abordagem processual da escrita, em que o provimento de feedbacks é realizado por meio de bilhetes orientadores ao aluno. Atividades de leitura, produção, avaliação e reescrita de textos foram desenvolvidas em forma de oficina de produção textual, intitulada “Ateliê de textos”, para um grupo de alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Santa Maria, RS. Por meio dessa dinâmica,conduziu-se o processo de produção de textos no sentido de oportunizar aos participantes refletirem sobre a linguagem usada em contos maravilhosos e vivenciarem um processo orientado de escrita e reescrita, que culminou coma socialização das versões finais dos textos por meio da publicação de uma coletânea de contos maravilhosos, apresentada à comunidade em sessão de lançamento realizada durante um evento na escola.Downloads
Referências
Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Bazerman, C. Gênero, agência e escrita. Trad.Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.
Bazerman, C. Gênero textuais, tipificação e interação. Trad. e Org. Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.
Brasil. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Buin, E. O impacto do bilhete do professor na construção do sentido do texto do aluno. In: Signorini, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 95-124.
Charaudeau, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
Fuzer, C. Leitura e avaliação de textos. Caderno Didático. Santa Maria: DLV, UFSM, 2011.
Fuzer, C.; Frison, M.L.B.; Machado, R. F. Escrita e reescrita de textos argumentativos. Cadernos de Letras, 15: 59-84, 2009.
Gallimore, R; Tharp, R. O pensamento educativo na sociedade: ensino, escolarização e discurso escrito. In: Moll, L.C. (Org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artmed,
, p. 171-199.
Goldstein, L.M. Questions and answers about teacher written commentary and student revision: teachers and students working together. Journal of second language writing, 13: 63-80, 2004.
Koch, I.V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
Ruiz, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
Soares, D. A. Produção textual e revisão textual. Um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
Tapia, J.A.; Fita, E.C. A motivação em sala de aula. São Paulo: Loyola, 2001.
Tribble, C. Writing. Oxford: OUP, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.