UM PASSO DE CADA VEZ. A (RE)ESCRITA EM RESPOSTA A FEEDBACKS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria
  • Taciane Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21316

Palavras-chave:

Ensino de produção textual. Gênero textual. Perspectiva textual-interativa. Bilhete orientador.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise de bilhetes orientadores e suas implicações na reescrita de textos, como parte da sistematização de uma proposta de ensino de produção textual que viabiliza a interaçãoprofessor e aluno via texto. O trabalho está fundamentado na abordagem de gênero como ação social e abordagem processual da escrita, em que o provimento de feedbacks é realizado por meio de bilhetes orientadores ao aluno. Atividades de leitura, produção, avaliação e reescrita de textos foram desenvolvidas em forma de oficina de produção textual, intitulada “Ateliê de textos”, para um grupo de alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Santa Maria, RS. Por meio dessa dinâmica,conduziu-se o processo de produção de textos no sentido de oportunizar aos participantes refletirem sobre a linguagem usada em contos maravilhosos e vivenciarem um processo orientado de escrita e reescrita, que culminou coma socialização das versões finais dos textos por meio da publicação de uma coletânea de contos maravilhosos, apresentada à comunidade em sessão de lançamento realizada durante um evento na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora da linha de pesquisa “Linguagem no contexto social” da UFSM. Membro do programa de pesquisa internacional “Systemics Across Language” (SAL) que reúne pesquisadores em Hong Kong, Tailândia, China, Japão e América Latina. Colaboradora do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP). 

Taciane Weber, Universidade Federal de Santa Maria

2. Estudante de graduação do curso de Letras Licenciatura ”“ Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do projeto “Práticas Orientadoras para o processo de produção e avaliação de textos na perspectiva textual-interativa”, coordenado pela Profª Drª. Cristiane Fuzer. Bolsista do Programa de Licenciaturas (PROLICEN) e ministrante das aulas de produção textual na oficina “Ateliê de Textos”.

Referências

Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Bazerman, C. Gênero, agência e escrita. Trad.Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.

Bazerman, C. Gênero textuais, tipificação e interação. Trad. e Org. Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Buin, E. O impacto do bilhete do professor na construção do sentido do texto do aluno. In: Signorini, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 95-124.

Charaudeau, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

Fuzer, C. Leitura e avaliação de textos. Caderno Didático. Santa Maria: DLV, UFSM, 2011.

Fuzer, C.; Frison, M.L.B.; Machado, R. F. Escrita e reescrita de textos argumentativos. Cadernos de Letras, 15: 59-84, 2009.

Gallimore, R; Tharp, R. O pensamento educativo na sociedade: ensino, escolarização e discurso escrito. In: Moll, L.C. (Org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artmed,

, p. 171-199.

Goldstein, L.M. Questions and answers about teacher written commentary and student revision: teachers and students working together. Journal of second language writing, 13: 63-80, 2004.

Koch, I.V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

Ruiz, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

Soares, D. A. Produção textual e revisão textual. Um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Tapia, J.A.; Fita, E.C. A motivação em sala de aula. São Paulo: Loyola, 2001.

Tribble, C. Writing. Oxford: OUP, 1996.

Downloads

Publicado

2012-11-28

Como Citar

Fuzer, C., & Weber, T. (2012). UM PASSO DE CADA VEZ. A (RE)ESCRITA EM RESPOSTA A FEEDBACKS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(2), 36–60. https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21316

Edição

Seção

Artigos de pesquisa