FERRAMENTAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNEROS TEXTUAIS: EIXOS SOCIOCOGNITIVOS DE LINGUAGEM EM DIÁLOGO NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i1.19226

Palavras-chave:

Ferramentas linguístico-discursivas, Sequências textuais, Gêneros textuais, Competência metagenérica, Texto como prática sociocultural e sociocognitiva

Resumo

Neste trabalho, afiliado à sociolinguística interacional e à linguística de texto, almejamos aventar uma reflexão teórica atinente à relação imbricada entre três eixos sociocognitivos de linguagem (ferramentas linguístico-discursivas, sequências textuais e gêneros textuais) na produção de textos diversos, bem como propor uma composição contínua entre as definições de gêneros textuais e textos. A partir do uso de um bilhete como exemplo, esperamos dar visibilidade tanto à sintonia entre os eixos mencionados na escrita de textos quanto às nuances conceituais entre gênero textual e texto, propondo, assim, um contínuo de propriedades relativas aos construtos, em virtude dos enquadres cognitivos genéricos que fazemos ao longo de nossas experiências sociointeracionais/culturais com tais gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília

É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma instituição. Atua, especialmente, nas áreas de sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português brasileiro como primeira língua e como língua adicional. Sobre a formação acadêmica, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também pela UnB. É também líder do grupo de pesquisa "(Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais", cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Albuquerque, R. (2019). FERRAMENTAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNEROS TEXTUAIS: EIXOS SOCIOCOGNITIVOS DE LINGUAGEM EM DIÁLOGO NA PRODUÇÃO TEXTUAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(1), 85–102. https://doi.org/10.26512/les.v20i1.19226

Edição

Seção

Artigos