FERRAMENTAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNEROS TEXTUAIS: EIXOS SOCIOCOGNITIVOS DE LINGUAGEM EM DIÁLOGO NA PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i1.19226Palavras-chave:
Ferramentas linguístico-discursivas, Sequências textuais, Gêneros textuais, Competência metagenérica, Texto como prática sociocultural e sociocognitivaResumo
Neste trabalho, afiliado à sociolinguística interacional e à linguística de texto, almejamos aventar uma reflexão teórica atinente à relação imbricada entre três eixos sociocognitivos de linguagem (ferramentas linguístico-discursivas, sequências textuais e gêneros textuais) na produção de textos diversos, bem como propor uma composição contínua entre as definições de gêneros textuais e textos. A partir do uso de um bilhete como exemplo, esperamos dar visibilidade tanto à sintonia entre os eixos mencionados na escrita de textos quanto à s nuances conceituais entre gênero textual e texto, propondo, assim, um contínuo de propriedades relativas aos construtos, em virtude dos enquadres cognitivos genéricos que fazemos ao longo de nossas experiências sociointeracionais/culturais com tais gêneros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.