ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-REFLEXIVA, LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: PENSANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17204Resumo
O projeto Mulheres Inspiradoras foi, inicialmente, idealizado e desenvolvido pela professora Gina Viera Ponte no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia (Distrito Federal), com a finalidade de questionar a representação da mulher em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Após vários prêmios e reconhecimento, teve, no ano de 2017, sua ampliação para 15 escolas públicas do Distrito Federal, dentre as quais o CEF 31 de Ceilândia foi o espaço utilizado para a presente pesquisa. Com o uso da orientação didático-reflexiva (ODR) e da análise dos gêneros orais e escritos na escola, o projeto foi elaborado e realizado nas turmas de nono ano da instituição durante este ano letivo. Buscou-se destacar os elementos fundamentais da proposta original do Mulheres Inspiradoras, trazendo as questões de gênero para a sala de aula, bem como se posicionar diante de uma realidade marcada pelo patriarcalismo. Assim, um resultado importante no processo ensino e aprendizagem foi alcançado, tendo a interdisciplinaridade como elemento fundamental e a leitura como chave de interpretação da realidade e a escrita/fala dos estudantes a partir da análise docente e de exemplos narrativos discentes.
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