RESQUÍCIOS DO ONTEM E DO HOJE: MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES E(M) DISCURSOS NO/SOBRE O CONGADO DO IPANEMINHA ”“ IPATINGA/MG

Autores

  • Letícia da Silva Bastos Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Nádia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16912

Palavras-chave:

ADC, Memória, Discurso, Congado, Representações, Identidades

Resumo

O estudo aqui descrito analisou as experiências coletivas de um grupo de congadeiros na comunidade rural do Ipaneminha, em Ipatinga/MG. A hipótese norteadora indica que as representações discursivas presentes entre os moradores do local sejam reveladoras de identidades (re)negociadas no congado e fora dele. Foi proposto levantamento de questões relacionadas à memória como forma de compreensão dos discursos e das formas de representação desses aspectos no povoado. Escolheu-se para o desenvolvimento do texto a Análise de Discurso Crítica, no desdobramento anglo-americano de estudos discursivos como abordagem teórico-metodológica. Optou-se por revisão bibliográfica baseada na construção de diálogo interdisciplinar entre autores e teorias que tratam de temas relacionados à memória cultural e discurso(s). O estudo de caso contou com coleta e análise de entrevistas realizadas sobre parte da população da comunidade. Notou-se que vários discursos atravessaram os dizeres dos entrevistados, construindo a memória como um conjunto de ressignificações, caracterizando o significado representacional e a relação entre a prática cultural do Congado e as identidades, práticas sociais e valores presentes na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia da Silva Bastos, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestra em Gestão Integrada do Território (2013), Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Professora do Instituto Federal de Minas Gerais ”“ IFMG Campus Ouro Branco.

Nádia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1999), mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei, no programa de Mestrado em Letras, na Linha de Pesquisa Discurso e Representação social.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Bastos, L. da S., & Biavati, N. D. F. (2018). RESQUÍCIOS DO ONTEM E DO HOJE: MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES E(M) DISCURSOS NO/SOBRE O CONGADO DO IPANEMINHA ”“ IPATINGA/MG. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 197–215. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16912

Edição

Seção

Artigos