(DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA: ETHOS DISCURSIVO EM CAMPANHA DE DOVE

Autores

  • Rafael Prearo-Lima Instituto Federal São Paulo - campus Bragança Paulista
  • Patrícia Silvestre Leite Di Iório Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16897

Palavras-chave:

Discurso publicitário, Cenografia, Ethos discursivo

Resumo

Campanhas de beleza destinadas ao público feminino costumam ser marcadas por estereótipos de beleza inatingíveis para a mulher comum. No entanto, a campanha “Retratos da Real Beleza”, de Dove, lançada em 2013, corpus deste artigo, possui como proposta valorizar todos os tipos de beleza femininos. Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso, especialmente nos estudos de Maingueneau (1997, 2008, 2013, 2014), que discorre sobre cenas de enunciação, cenografia e ethos discursivo, propomos investigar a construção da cenografia e do ethos discursivo feminino nessa campanha. Os resultados da análise indicam uma ruptura nos discursos presentes na sociedade no que diz respeito à percepção da mulher em relação a sua própria beleza.

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Biografia do Autor

Rafael Prearo-Lima, Instituto Federal São Paulo - campus Bragança Paulista

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus São José do Rio Preto. Docente do Instituto Federal São Paulo (IFSP - campus Bragança Paulista).

Patrícia Silvestre Leite Di Iório, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Docente do Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul ”“ SP.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Prearo-Lima, R., & Di Iório, P. S. L. (2018). (DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA: ETHOS DISCURSIVO EM CAMPANHA DE DOVE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 141–155. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16897

Edição

Seção

Artigos