(DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA: ETHOS DISCURSIVO EM CAMPANHA DE DOVE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16897Palavras-chave:
Discurso publicitário, Cenografia, Ethos discursivoResumo
Campanhas de beleza destinadas ao público feminino costumam ser marcadas por estereótipos de beleza inatingíveis para a mulher comum. No entanto, a campanha “Retratos da Real Beleza”, de Dove, lançada em 2013, corpus deste artigo, possui como proposta valorizar todos os tipos de beleza femininos. Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso, especialmente nos estudos de Maingueneau (1997, 2008, 2013, 2014), que discorre sobre cenas de enunciação, cenografia e ethos discursivo, propomos investigar a construção da cenografia e do ethos discursivo feminino nessa campanha. Os resultados da análise indicam uma ruptura nos discursos presentes na sociedade no que diz respeito à percepção da mulher em relação a sua própria beleza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.