“AVALIAÇÃO ESCOLAR”: TERMO, CONCEITO E VISÃO DE MUNDO EM PORTUGUÊS E EM MUNDURUKÚ (TUPÍ)

Autores

  • Dioney M. Gomes Universidade de Brasília
  • Tânia Borges Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11619

Palavras-chave:

avaliação escolar. terminologia. dicionário terminológico escolar. educação bilíngue. língua mundurukú. língua portuguesa. crenças

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre o termo avaliação escolar no contexto de educação bilíngue e ensino de Português como segunda língua entre índios/as brasileiros/as da etnia Mundurukú (Pará). Partimos de um panorama histórico da avaliação educacional brasileira para entender as crenças criadas acerca do termo e suas transformações no decorrer do tempo. Assim, foi possível identificar quais linhas teóricas estão na base das definições de avaliação nos dicionários gerais e especializados da atualidade. Após isso, apresentamos o conceito e a visão de mundo relativo ao processo de avaliação escolar entre os/as índios/as Mundurukú. O nosso objetivo maior é justificar as escolhas que fizemos ao propor um verbete bilíngue ao termo avaliação escolar no Dicionário Terminológico Escolar Português - Mundurukú/ Mundurukú - Português, que ora escrevemos. A construção do dicionário está baseada na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), na Linguística Textual e na Linguística de Corpus (Bevilacqua (1998), Boulanger (1995), Cabré (1998; 1999a, b, c), Carvalho (2005), Gemar (1991), Hoffmann (1998), Kokourek (1991), L'Homme (2004), Sardinha (2004) e outros).

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Biografia do Autor

Dioney M. Gomes, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística, professor adjunto 3 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, e pesquisador permanente do Programa de Pós- Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasília.

Tânia Borges Ferreira, Universidade de Brasília

Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília.

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Publicado

2012-07-03

Como Citar

Gomes, D. M., & Ferreira, T. B. (2012). “AVALIAÇÃO ESCOLAR”: TERMO, CONCEITO E VISÃO DE MUNDO EM PORTUGUÊS E EM MUNDURUKÚ (TUPÍ). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(1), 56–81. https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11619

Edição

Seção

Artigos de pesquisa