DISCURSO E IDEOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11502Palavras-chave:
Textos Crítica. Ensino. Inglês.Resumo
A utilização de textos didáticos para o ensino de inglês tem sido prática recorrente em contextos institucionalizados, mas nem sempre esses textos são analisados criticamente por professores e alunos envolvidos no processo. Diante dessa realidade, propomos, através deste artigo, uma análise crítica de textos didáticos para o ensino de inglês no Ensino Médio. Para tanto, partimos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2003), e para a análise das imagens nos mesmos textos, nos baseamos na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006).
Downloads
Referências
ALLWRIGHT, R. L. What do we want teaching materials for? ELT Journal, 36 (1), 1981.
CASTELLS, M. O poder da identidade. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (Trad. de Klauss Brandini Gerhardt).
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Edinbugh: Edinburg University Press, 1999.
CRAWFORD, J. The role of materials in language classroom: finding the balance. In: RICHARDS, J. C., RENANDYA, W. A. (eds.) Methodology in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.
GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GRAMSCI, A. A Gramsci Reader: selected writings 1916-1935. FORGACS. D. (Org.) London: Lawrence and Wishart, 1988.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 3rd ed. London: Hodder Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: British Library Cataloguinte in Publication Data, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. Edward Arnold. London, 1978.
HESMAN, M. The role of English in the 21st century. FORUM. 38/1 (2-6), 2000.
HUTCHINGSON, T.; TORRES, E. The textbook as agent of change. ELT Journal, 48(4), 1994.
KRESS, G.; VAN LEEWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (org.) A geopolítica do inglês: Parábola, 2005.
MAGALHÃES, I. Eu e tu: a construção do sujeito no discurso médico. Brasília. Thesaurus, 2000.
MAGALHÃES, I. Por uma abordagem crítica e explanatória do discurso. D.E.L.T.A, 2(2), 1986, p. 181-215.
RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica. São Paulo: Parábola, 2003.
RAMALHO, V.; RESENDE, V. de M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
RESENDE, V. M. Análise de discurso crítico e realismo crítico: implicações interdisciplinares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.