DISCURSO E IDEOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS

Autores

  • José Roberto Alves Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11502

Palavras-chave:

Textos Crítica. Ensino. Inglês.

Resumo

A utilização de textos didáticos para o ensino de inglês tem sido prática recorrente em contextos institucionalizados, mas nem sempre esses textos são analisados criticamente por professores e alunos envolvidos no processo. Diante dessa realidade, propomos, através deste artigo, uma análise crítica de textos didáticos para o ensino de inglês no Ensino Médio. Para tanto,  partimos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2003), e para a análise das imagens nos mesmos textos, nos  baseamos na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006).

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Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), líder do Grupo de Pesquisa em Lingüística e Literatura (GPELL), mestre em Lingüística Aplicada pela UFRN e doutor em Lingüística pela UFC. Desenvolve pesquisas na área de Ensino Crítico de Línguas. É líder do Grupo de Pesquisa em Lingüística e Literatura da UERN e membro do Grupo de Estudo de Discurso, Identidade e Prática Social, da UFC.

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Barbosa, J. R. A. (2011). DISCURSO E IDEOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 12(2), 47–68. https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11502

Edição

Seção

Artigos de pesquisa