A EXCLUSÃO COMEÇA EM CASA: ANÁLISE CRÍTICA DA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DE GÊNERO TRANS EM RELAÇÃO À FAMÍLIA E A OUTROS ATORES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i1.11184Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Identidade de gênero, Exclusão social, Cidade de Buenos AiresResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a construção da representação discursiva da identidade de gênero trans em sua relação com diversos atores sociais, a partir da análise linguística de um corpus de histórias de vida produzidas por pessoas trans na Cidade Autônoma de Buenos Aires entre 2012 e 2016. O marco teórico é a Análise Crítica do Discurso e a metodologia é qualitativa e indutiva. Os resultados mostram como, através de diferentes estratégias linguísticas que combinam recursos reforçadores e atenuantes, a família é construída como um ator social fundamental na exclusão de pessoas trans.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.