O CICLO DO MARABAIXO MACAPAENSE: DISCURSOS, LUTAS E REPRESENTAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10882Palavras-chave:
Discursos. Ciclo do Marabaixo. Sujeito negro. Lutas sociais. Representação.Resumo
Neste trabalho, fizemos uma exposição histórico-discursiva dos atores sociais negros e dos festejos religiosos conhecidos por Ciclo do Marabaixo. Assim, esta pesquisa está calcada na Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos pressupostos teóricos e metodológicos de Norman Fairclough (2016). Analisamos variadas materialidades discursivas em que os sujeitos negros discursivizam e são discursivizados, como exemplo: matérias jornalísticas midiáticas, lei e letra de música. Descrevemos analiticamente que os atores sociais mantiveram resistência diante de algumas ações repressoras do Estado e da Igreja Católica em silenciar os sujeitos negros e o Ciclo do Marabaixo de Macapá, no estado do Amapá. Registramos algumas lutas sociais dos sujeitos negros ao longo dos séculos e o reconhecimento do Ciclo do Marabaixo pelo Estado e pela Igreja no início do século XXI.
Downloads
Referências
AMAPÁ. Lei nº 0845, de 13 de julho de 2004.
BARROS, Dulce Elena Coelho. Discurso parlamentar favorável à redução da maioridade penal Brasileira. In: Discurso & Sociedad. v. 9 (3), 2015, p. 276-296.
CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa. Da Análise do Discurso à Análise Crítica do Discurso: introduzindo conceitos. In: Desvendando discursos: conceitos básicos / Carmen Rosa Caldas-Coulthard, Leonor Scliar-Cabral (org.). Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
CANTO, Fernando. A água benta e o diabo. 2. ed. Macapá: FUNDECAP, 1998.
CHARAUDEAU, Patric. Discurso político. Trad. Dílson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2006.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
HALLIDAY, M. A. K. Language Struture and Language Function. In: LYONS, J. New Horizons Linguistics. London: Pinguin Books, 1970, p. 140-165
MAGALHÃES, Célia Maria. Percursos das abordagens discursivas associadas à Lingüística Sistêmica Funcional. In. VIEIRA, Josenia Antunes, et all. Olhares em análise de discurso crítica. ”“ Brasília: www. cepadic.com, 2009.
MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. In. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura. n.11 ”“ 2º Semestre de 2009, p. 1-18.
OLIVEIRA, Maria do Socorro dos Santos. Religiosidade popular em comunidades estuarinas amazônicas: um estudo preliminar do marabaixo no Amapá. In. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. n. 45 (49), agosto de 1999, s/p.
ORLANDI, Eni. Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PEREIRA, Nunes. O Sahiré e o Marabaixo: tradições da Amazônia. Recife: FUNDAJ, Editora Massangana, 1989.
SILVA, Denize Elena Garcia da; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica: representações sociais na mídia. In: LARA, G. M. P. et alii (orgs.). Análise do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 265-291.
________. Estudos críticos do discurso no contexto brasileiro (por uma rede de transdisciplinaridade). In: Eutomia. v. 5. Recife, 2012, p. 224-243.
TV AMAPÁ. APTV: cortejo da murta do Marabaixo em Macapá. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=fdBtIT_c5qs >. Acessado em 17 de fevereiro de 2017.
VAN LEEUWEN, Theo. A representação dos actores sociais. In: PEDRO, Emília Ribeiro (Org.). Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1997, p. 169-222.
VIDEIRA, Piedade Lino. O Marabaixo do Amapá: encontro de saberes, histórias e memórias afro-amapaenses. In. Revista Palmares: cultura afro-brasileira. Ano X. ed.8. Novembro, 2014, p. 16-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.