“THEME” AND “SUBJECT” IN SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS: A DISCUSSION OF THEMATIC STATUS

Autores

  • Ann Montemayor-Borsinger Universidad Nacional de Cuyo ”“ Universidad Nacional de Río Negro

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10554

Palavras-chave:

heterotopia; subjetividade; representação nacional.

Resumo

O Tema, como ponto de partida da mensagem, embora figure entre as ideias verdadeiramente seminais de Halliday na perpectiva sistêmicofuncional, ainda carece de debates no que concerne a seus limites. Este artigo apresenta diferentes interpretações sobre a relação entre Tema e Tópico, o que pode explicar porque muitos sistemicistas tiveram dúvidas sobre o status dessa última categoria quando precedida por um Tema marcado. Particularmente interessantes são os pontos de vista sugeridos por Matthiessen (1995) e Ravelli (1995), uma vez que ambos sugerem enfocar cláusulas declarativas desde uma perspectiva dinâmica, mediante as gradações progressivas de Tema a Rema. Os resultados apontam para a necessidade de critérios de reconhecimento simples e eficazes, o que pode variar de acordo com o gênero de texto examinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ann Montemayor-Borsinger, Universidad Nacional de Cuyo ”“ Universidad Nacional de Río Negro

Ann Montemayor-Borsinger, Lic (Geneva), MSc (UNAM), MEd (Bristol), PhD (Glasgow), is currently Professor of Discourse Analysis at Universidad Nacional de Río Negro and Professor of English at Instituto Balseiro, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. She has been invited professor and researcher at different Latin-American and European universities. Her research and publications focus on translation studies, discourse analysis and Systemic Functional Linguistics. Her two latest books are Tema: una perspectiva funcional de la organización del discurso Buenos Aires: EUDEBA (2009) and Language choices in scientific discourse: a qualitative analysis from a systemic functional perspective Saarbrücken: LAP (2010).  

Referências

Bauman, Z. Identidade ”“ Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Davallon, J. A imagem, uma arte de memória? In: Achard, P. et al. Papel da memória. Campinas-SP: Pontes, 1999, p. 23-38.

Dosse, F. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Fernandes, C.A. Heterotopia e subjetividade nos “Becos de Goiás”. In: Navarro, P. (Org). Estudos do Texto e do Discurso: mapeando conceitos e Métodos. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 279-286.

Foucault, M. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

_________. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

_________. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

________. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 8. ed. (coleção tópicos). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________. Retornar à história. In: Motta, M. B. (Org). Michel Foucault: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. (Ditos &

Escritos. v. II), p. 282-295.

________. Outros Espaços. In: Motta, M. B. (Org). Michel Foucault Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Ditos & Escritos.

v. III), p. 411-422.

Gore, J. M. Foucault e Educação: fascinantes desafios. In: Silva, T. T. (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 6. ed. ”“ Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 9-20.

Larrosa, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: Silva, T. T. (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 6. ed. ”“ Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 35-86.

Le GOFF, J. A história nova. Trad. Eduardo Brandão. 4. ed. ”“ São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Navarro, P. Mídia e Identidade: o novo homem e a nova mulher entre as imagens fragmentadas e discursos “líquidos”. In: Navarro, P. (Org.). O discurso nos domínios da linguagem e da história. São Carlos: Claraluz,

a, p. 89-100.

________. Discurso, História e Memória: Contribuições de Michel Foucault ao estudo da mídia. In: Tasso, I. (Org.). Estudos do texto e do discurso. Interfaces entre língua (gens), identidade e memória. São Carlos: Claraluz,

b, p. 59-74.

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

Montemayor-Borsinger, A. (2011). “THEME” AND “SUBJECT” IN SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS: A DISCUSSION OF THEMATIC STATUS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 12(1), 66–77. https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10554

Edição

Seção

Artigos de pesquisa