Metáforas visuais em textos multimodais: análise de textos de provas do Enem
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de conceituar a multimodalidade textual e a metáfora à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), das teorias da Gramática Visual e dos conceitos de Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). Também tem o propósito de definir metáforas visuais, a partir dos conceitos de Vieira (2007), e analisá-las em textos utilizados em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, são considerados os pressupostos teóricos sobre textos visuais, desenvolvidos por Kress e van Leeuwen (2005), bem como os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (VIEIRA e FERRAZ, 2001; VIEIRA, 2007), para analisar quatro textos das provas de Códigos e Linguagens do Enem de 2013 e 2014. A análise desses textos multimodais, segundo a classificação de Lakoff e Johnson (2012), demonstra que as metáforas orientacionais, estruturais e ontológicas são encontradas nos textos verbais e multimodais, tanto na parte verbal quanto na não verbal.
Downloads
Referências
BARROSO, Bruno. O poder das metáforas visuais. Disponível em: <http:/www.linkedin.com/pulse/20140612142825-5996819-o-poder-dasmet%C3%A1foras-visuais>. Acesso em: 17 de junho de 2015 Ã s 19h.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A formação do Brasileiro: um Enfoque Multimodal. 2005. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de
Brasília - UnB, Brasília, 2005.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. 4ª ed. ”“ Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1976.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ”“ INEP. Provas e gabaritos. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoesanteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em: 05 de junho de 2015 Ã s 20h.
KRESS, G. R. e van LEEUWEN, T. Reading Images: a Grammar of Visual Design. Londres, 1996.
____. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação de tradução: Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
____. Metáforas de la vida cotidiana. Tradução de Carmen González Marín. 9ª ed. Madrid: Cátedra, D.L., 2012.
TRAJANO, Izabella da Silva Negrão. A imagem e a sua função semiótica em discursos multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
____. A Imagem como Agente de Representação Social e Ideológica no Discurso Multimodal. 2013. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Van LEEUWEN, Theo. Introducing social semiotic. London; New York: Routledge, 2005.
VIEIRA, Josenia Antunes; FERRAZ, Janaina de Aquino. Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade. Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 1, n.1, p. 9-23, 2011.
VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harrison da; BOU MAROUN, Cristiane R. G.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007, p. 9 - 32.
____. Afinal, existem metáforas visuais? In VIEIRA, Josenia Antunes; BENTO, André Lúcio; ORMUNDO, Joana Silva (Orgs.). Discurso nas práticas sociais. São Paulo: Annablume,
2010, p. 51- 65.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.