O inglês como língua franca global da contemporaneidade: em defesa de uma Pedagogia pela sua desestrangeirização e descolonização

Autores/as

  • Flavius Almeida dos Anjos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

l língua inglesa. Língua franca global. Descolonização. Desestrangeirização

Resumen

O presente artigo intenciona refletir acerca do status de língua franca global que a língua inglesa ocupa na contemporaneidade. No bojo dessa reflexão, proponho, à luz da linguística aplicada, conceber a língua inglesa como uma ferramenta de comunicação global, usada por diferentes povos e culturas e por isso mesmo, aponto a necessidade de repensá-la, bem como o desenvolvimento de pedagogias críticas que operem no sentido de desestrangeirizar e descolonizar esse idioma, com vistas a favorecer a formação de aprendizes críticos, autônomos e preparados para lidar com a diversidade linguística e demandas contemporâneas, as quais são consolidadas através da língua inglesa, exigindo desse modo, a comunicação, quer oral, ou escrita, através de uma língua desatrelada de suas origens, sobretudo, as coloniais e imperiais, mas uma língua que possibilite a comunicação entre culturas, que permite a manutenção das identidades dos falantes em situações comunicativas.

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Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Anjos, F. A. dos. (2017). O inglês como língua franca global da contemporaneidade: em defesa de uma Pedagogia pela sua desestrangeirização e descolonização. Revista Letra Capital, 1(2), 95–117. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8590

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Artigos