Linguística Aplicada e a investigação científica: considerações teóricas e contribuição para o ensino dos multiletramentos

Authors

  • Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Natalina Sierra Assêncio Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Linguística Aplicada. Linguagem. Multiletramentos.

Abstract

Os estudos da linguagem perpassam várias áreas do conhecimento e se fazem presentes tanto nas Ciências Naturais, como Humanas e Sociais. Estendemos o interesse desses estudos para as áreas da Biologia e da Medicina, dada a produtividade da área pela produção do conhecimento e a importância para compreender, como se processa o aparelho fonador e sua relação com a produção da linguagem. Nesse sentido, a Linguística Aplicada tem se mostrado um campo de estudo multidisciplinar para dar explicações ao que se refere à língua e à linguagem. O objetivo desse estudo é o de realizar uma reflexão teórica acerca da Linguística Aplicada e o seu papel no ensino da linguagem, partindo do pressuposto de que a Linguística Aplicada não é um compêndio de técnicas metodológicas para serem utilizadas em sala de aula, mas reflexões teóricas e práticas acerca dos usos da linguagem em contextos específicos, necessárias ao ensino de linguagem, em especial nas práticas dos multiletramentos. O recorte que propomos para este estudo aborda as questões da linguística, seus conceitos e o conceito de linguagem como interação social e verbal e temática vinculada ao Projeto de Pesquisa em andamento intitulado “Multiletramentos no ensino médio: a prática do professor e a avaliação da aprendizagem”. Para tanto, recorreremos ao seguinte aporte teórico: Moita Lopes (1996), Bakhtin (2006), Aguiar (2007), Celani (2005), Triviños (1987), Minayo (2007), Leffa (2001) e Rojo (2012) entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras - Ensino de Linguagens UEMS. Possui Licenciatura Plena em Letras (UCDB) e Especialização em Produção de Textos (UFMS). Desenvolve pesquisa sobre Letramento, Multiletramentos e Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa.  

 

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Curso de Letras. Professora da Pós Graduação Mestrados em LetrasProfissional e Profletras da UEMS, Linhas de pesquisa: Linguagem e Ensino e Texto e Formação Docente . Vice-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF)

Natalina Sierra Assêncio Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente no Curso:  Letras/Português/Inglês, nos Cursos dos Mestrado em Letras e PROFLETRAS e Coordenadora do Curso de Letras/Português/Inglês.

References

AGUIAR, V. T. As Letras em foco de pesquisa. In: Pesquisa em letras [recurso eletrônico] / Vera Teixeira Aguiar, Vera Wannmacher Pereira (org.) ”“ Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
BAKHTIN, M. O Problema do Texto. In Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARBOZA, S.N.R.O, TENO, N.A.C. Multiletramentos e a avaliação da aprendizagem no ensino médio. VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande) ISBN: 978-85-99540-21-3.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 22-28
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. In: Linguagem e Ensino. Pelotas, v. 8, n. 1, 2005.
CELANI, M.A.A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I. & CAVALCANTI, M. C (orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
DIAS, Anair Valênia Martins. Hipercontos multissemióticos: para promoção dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multileramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 95-122.
GERALDI, J.W. A Aula como Acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.
LEFFA, Vilson J. A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplica. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001.
M. C. Cavalcanti (orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas. Mercado de Letras.1998.
MENESES DE SOUSA, L. M. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A (org.). Formação de professores de línguas: expandindo perspectivas. São Paulo: Paco Editorial, 2011.
MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, L.P. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: MOITA LOPES, L.P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. p. 17-26.
PENNYCOOK, A. A LA dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica In. Signorini e ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
________. (Org.). Escola Conectada: os multiletramentos e as TICS. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
________. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SIGNORINI, Inês. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em Linguística aplicada. In: Inês Signorini e Marilda Cavalcanti (orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras. 2004.
SOUZA, Augusto. A. A. Objetivos dos Cursos de Letras e a Formação de professores de Inglês. (Orgs). In: Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2014. n. 7.
TAGATA, M. (org.). “It’s mine” aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de Inglês In: Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2014. N.8, p. 151-170.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2017-04-17

How to Cite

Barboza, S. N. R. de O., Teno, N. A. C., & Costa, N. S. A. (2017). Linguística Aplicada e a investigação científica: considerações teóricas e contribuição para o ensino dos multiletramentos. Revista Letra Capital, 1(2), 118–139. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8591

Issue

Section

Artigos