Linguística Aplicada e a investigação científica: considerações teóricas e contribuição para o ensino dos multiletramentos

Autores

  • Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Natalina Sierra Assêncio Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Linguística Aplicada. Linguagem. Multiletramentos.

Resumo

Os estudos da linguagem perpassam várias áreas do conhecimento e se fazem presentes tanto nas Ciências Naturais, como Humanas e Sociais. Estendemos o interesse desses estudos para as áreas da Biologia e da Medicina, dada a produtividade da área pela produção do conhecimento e a importância para compreender, como se processa o aparelho fonador e sua relação com a produção da linguagem. Nesse sentido, a Linguística Aplicada tem se mostrado um campo de estudo multidisciplinar para dar explicações ao que se refere à língua e à linguagem. O objetivo desse estudo é o de realizar uma reflexão teórica acerca da Linguística Aplicada e o seu papel no ensino da linguagem, partindo do pressuposto de que a Linguística Aplicada não é um compêndio de técnicas metodológicas para serem utilizadas em sala de aula, mas reflexões teóricas e práticas acerca dos usos da linguagem em contextos específicos, necessárias ao ensino de linguagem, em especial nas práticas dos multiletramentos. O recorte que propomos para este estudo aborda as questões da linguística, seus conceitos e o conceito de linguagem como interação social e verbal e temática vinculada ao Projeto de Pesquisa em andamento intitulado “Multiletramentos no ensino médio: a prática do professor e a avaliação da aprendizagem”. Para tanto, recorreremos ao seguinte aporte teórico: Moita Lopes (1996), Bakhtin (2006), Aguiar (2007), Celani (2005), Triviños (1987), Minayo (2007), Leffa (2001) e Rojo (2012) entre outros.

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Biografia do Autor

Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras - Ensino de Linguagens UEMS. Possui Licenciatura Plena em Letras (UCDB) e Especialização em Produção de Textos (UFMS). Desenvolve pesquisa sobre Letramento, Multiletramentos e Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa.  

 

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Curso de Letras. Professora da Pós Graduação Mestrados em LetrasProfissional e Profletras da UEMS, Linhas de pesquisa: Linguagem e Ensino e Texto e Formação Docente . Vice-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF)

Natalina Sierra Assêncio Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente no Curso:  Letras/Português/Inglês, nos Cursos dos Mestrado em Letras e PROFLETRAS e Coordenadora do Curso de Letras/Português/Inglês.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Barboza, S. N. R. de O., Teno, N. A. C., & Costa, N. S. A. (2017). Linguística Aplicada e a investigação científica: considerações teóricas e contribuição para o ensino dos multiletramentos. Revista Letra Capital, 1(2), 118–139. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8591

Edição

Seção

Artigos