Movimento 500 anos de resistência indígena, negra e popular
DOI :
https://doi.org/10.26512/interethnica.v4i1.11880Mots-clés :
Etnopolítica. Descobrimento. Colonialismo.Résumé
Depois de que delegações indígenas marcharam por todo o Brasil durante o mês de abril, realizou-se uma importante Conferência Indígena que reuniu representações dos povos indígenas de todo o Brasil, entre os dias 18 e 21 de abril de 2000 na Terra Indígena Coroa Vermelha (Bahia)”“ Brasil, onde se discutiu a situação vivida pelos povos indígenas nos últimos 500 anos. Este artigo constitui um relato sobre os problemas e desafios manifetados durante estes acontecimentos.
Téléchargements
Références
Albert, Bruce 1997Territorialité, Ethnopolitique et Developpement: Ã propos du mouvement indien en amazonie brésilienne. Em Cahiers des Ameriques Latines. No. 23. Éditions de L'IHEAL. França.
Chirif, Alberto 1997"Identidad y Movimiento Organizativo en la amazonia Peruana". Em Horizontes Antropológicos, ano 3, no. 6 (135-159).
Comaroff, Jean & Comaroff, John 1991Of Revelation and Revolution. Christianity, colonialism, and conscious in South Africa. The University of Chicago Press. Chicago-London.
Herzfeld, Michael 1997Cultural Intimacy. Social Poetics in the Nation -State. Routledge. USA.
Matos, Maria Helena Ortolan 1999“O Movimento Pan-Indígena no Brasil: a participação dos índios em assembléias e a formação de uma comunidade “imaginada” euma identidade supra-étnica. Em: PÓS. Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. ICS ”“UnB. Ano III, No1. (pp. 39-58)
Oliveira, João Pacheco de 1999 A viagem de Volta. Etnicidade, política e reelaboração cultural no nordeste indígena.João Pacheco de Oliveira F. (org.) Contra Capa. RJ.
Ramos, Alcida 1998Indigenism. Ethnic Politics in Brazil. The University of Wisconsin Press. USA.
Repetto, Maxim 1997Politicas Indigenistas en el Cono Sul. Argentina y Chile frente a los Mapuche, siglos XIX yXX. Dissertação de mestrado em antropologia social, Universidade de Brasília.
Sahlins, Marshall 1997a“O pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte I). Em MANA ”“Estudos em Antropologia Social. Vol. 3, No 1, IV. Museu Nacional, RJ.
b“O pessimismo sentimental” e a experiência etnogáfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte II). Em MANA ”“Estudos em Antropologia Social. Vol. 3, No 2, X. Museu Nacional, RJ.
Taussig, Michael 1993Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem. Um estudo sobre o terror e a cura. Ed. Paz e Terra. RJ (1983)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DROITS D'AUTEUR ET EXCLUSIVITÉ
Au moment de la soumission, les auteurs s'engagent à ne pas envoyer ce manuscrit à une autre revue pendant le processus d'évaluation. Inversement, la Revue n'accepte pas les articles qui sont encore en cours d'évaluation dans d'autres revues. La Revue n'acceptera pas non plus deux évaluations simultanées du même auteur.
La soumission implique automatiquement l'attribution intégrale du droit d'auteur, y compris de la traduction, si l'article est approuvé pour publication. Les auteurs peuvent reproduire leurs articles, Ã condition que la source originale (Revue Interethnica) soit citée.
BONNES PRATIQUES SCIENTIFIQUES
Tous les articles soumis seront soumis à un test de plagiat et d’auto-plagiat ou republication (publication comme matériel non publié de textes déjà publiés). Les éventuels cas de mauvaises pratiques seront examinés et décidés par le Comité de Rédaction conformément aux directives du Conseil National de Développement Scientifique et Technologique (CNPq).
L'intégrité du contenu des articles n’engage que leurs auteurs.