Políticas indigenistas en el Cono Sur: Argentina y Chile frente a los Mapuche, siglos XIX y XX

Autores

  • Maxim Repetto Universidad de la Frontera

Palavras-chave:

Mapuche, Estado-Nação, teoria antropológica, política indigenista, identidade étnica, movimento indígena, situação histórica, sociedade civil indígena.

Resumo

Nestas páginas estudo o processo pelo qual os Mapuche e os Estados Nacionais, Argentina e Chile, se construíram, numa situação histórica que surge na segunda década do século XIX e que se projeta até nossos dias, arrastando discussões e temas como uma rede de relações sobre a superfície sul americana. A partir da crítica teórica surge a possibilidade de des-esencializar as categorias pelas quais observamos e nos relacionamos com o mundo indígena. Nisto a antropologia tem um aporte a fazer, mostrando os diversos problemas na aplicação das políticas indigenistas, especialmente ao chamar a atenção ao fato da distá‚ncia entre os indígenas enquanto categoria e como pessoas concretas. É importante discutir sobre a dimensão internacional, pela diversidade de fatores que condicionam ou determinam, inclusive, as relações entre sociedade nacional, regionais e pessoas indígenas. As lutas históricas dos Mapuche articularam diversas frentes de resistência social e cultural, sendo uma delas o plano oficial, na qual enfrentam as políticas indigenistas, buscam a participação dos seus representantes e uma legislação que permita o reconhecimento de seus direitos como povo e a melhoria nas condições de vida, como uma possibilidade de mudar as dinâmicas de relações existentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxim Repetto, Universidad de la Frontera

Realiza Pós-Doutorado no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS, DF- México), com Bolsa CAPES/MEC/Brasil (2009-2010). Tem experiência na área de Antropologia política e etnologia indígena na Amazônia - Brasil, Argentina e o Chile. Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal de Roraima / UFRR, Brasil, atuando como professor no Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

REPETTO, Maxim. Políticas indigenistas en el Cono Sur: Argentina y Chile frente a los Mapuche, siglos XIX y XX. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–174, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11516. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Teses, dissertações e monografias