A Possibilidade de Apreensão da Essencialidade das Coisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48525

Palavras-chave:

Essência. Vivência Intencional. Redução Fenomenológica.

Resumo

Pretende-se problematizar o conceito de essência, a partir da fenomenologia de Edmundo Husserl, que está diretamente relacionado ao grau zero do conhecimento, que se dá a partir do processo da époche, ou suspensão do juízo, para a apreensão  do conhecimento das coisas mediante às vivências intencionais (Husserl, 1907). Seríamos capazes de chegar ao grau zero doconhecimento? Seria possível apreender a essência mesma das coisas? O método fenomenológico nos daria elementos que permitissem este visar às coisas? Teríamos como superar, através da suspensão de juízos, os conceitos ordinários que no dia a dia usamos? Que essência seria essa, quando somos formados e conformados com o conceito de essência, enquanto pura forma oriundo da doutrina platônica (Platão, 1972). Qual a conclusão que podemos chegar sobre esse assunto? E quais as consequências para uma leitura rigorosa do conceito de essência em Husserl? Esta é a nossa pretensão neste artigo, enquanto desafio reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sergio da Costa Nunes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Letras sob orientação do Prof. Benedito Viana da Costa Nunes: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009) sob orientação da Profa. Dra. Maria das Graças de Souza. Atualmente é Associado II da Universidade Federal do Pará e membro colaborador do PPGP no IFCH/UFPA no grupo de Fenomenologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia Husserliana, Filosofia da Linguagem com ênfase em filosofia analítica e filogênese viquiana, Filosofia Ecológica com ênfase na Teoria dos Sistemas Complexos, Filosofia Moderna e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: Cogitum, cogitatum, cogitatio, noema, noemático, verum, certum, mente primigênia, filologia, filosofia ecológica e linguagem mítica. Com pós-doutorado em Filosofia Ecológica realizado na UNESP de Marília-SP sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez. Coordenador do Grupo de Filosofia Temática (GFT).

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

DOEDERLEIN, J. O livro dos ressignificados. São Paulo: Editora Paralela, 2017.

HUSSERL, E. Investigaciones Lógicas 2. Madrid: Alianza Editorial, 1999.

HUSSERL, E. A Ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.

HUSSERL, E. As Conferências de Paris. Lisboa: Edições 70, 1992.

JAEGER, W. La Teología de los primeiros filósofos griegos. Máxico: Fondo de Cultura Economica, 2003.

PLATÃO. A República. Ed. UFPa, 2016.

XIRAU, J., La Filosofia de Husserl. Buenos Aires: Ediciones Troquel, 1966.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

DA COSTA NUNES, Antonio Sergio. A Possibilidade de Apreensão da Essencialidade das Coisas. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 59–70, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.48525. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/48525. Acesso em: 28 abr. 2024.