Do Destino ao Trabalho
Um Estudo sobre o primeiro Racionalismo de Jules Vuillemin
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i1.34097Palavras-chave:
Destino, Morte, Sentimento, Emoção, Trabalho, Razão, EpistemologiaResumo
Nesse artigo, tento interpretar os primeiros livros de Jules Vuillemin como um esforço de redefinição da razão, e não apenas como um ’momento’ existencialista, como é frequentemente dito. Deste ponto de vista, levanto a hipótese de uma certa continuidade entre a primeira parte da obra dele e o restante, de orientação mais técnica e francamente epistemológica. A reflexão progride em quatro etapas. Vuillemin começa com uma meditação sobre o destino, pois este revela uma forma integral de racionalismo. A partir disso, ele identifica uma ambivalência fundamental, na vida afetiva humana, entre a emoção (negativa) e o sentimento (positivo). Consequentemente, o sentimento recebe um valor ontológico e epistêmico, em particular aquele de alegria e esforço. Finalmente, o trabalho é destacado como principio da realidade, do ser como do dever-ser. Para concluir, sublinho como a dupla dialética do trabalho (como divisão das funções simbólicas e historicidade) implica então o projeto de uma filosofia da ciência.
Downloads
Referências
GRANGER, G-G. Pensée formelle et sciences de l’homme. Paris: Aubier, 1960 (réedition: L’Harmattan, 2010).
LACHELIER, J. Du fondement de l’induction, suivi de Psychologie et métaphysique. Paris: Hachette Livre BNF (2è édition), 2017.
LACOUR, P. La nostalgie de l’individuel. Essai sur la philosophie pratique de Gilles-Gaston Granger. Paris: Vrin, 2012.
SCHWARTZ, E. “Le sens et la portée de l’idéalisme allemand dans la philosophie de Jules Vuillemin”, Revue d’Auvergne, 2007, n.â—¦ 585, pp. 105-134.
VUILLEMIN, J. Essai sur la signification de la mort. Paris: 1948 (thèse principale).
_____. L’être et le travail. Paris: 1949 (thèse secondaire).
_____. L’héritage kantien et la révolution copernicienne.
_____. Le miroir de Venise. Paris:
_____. Leçon inaugurale. Paris: Collège de France, 1962.
_____. Eléments de poétique. Paris: Vrin, 1991.
_____. L’intuitionnisme kantien. Paris: Vrin, 1994.
_____. “Ma vie en bref”, 1991.
VUILLEMIN, J. et GUILLERMIT, L. Le sens du destin. Paris: 1947.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.