De bois e outros bichos:

nuances do novo Realismo brasileiro

Autores/as

  • Tânia Pellegrini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100003

Resumen

O texto interpreta dois contos de Marçal Aquino, "Boi" e "A exata distância da vulva ao coração", publicados em duas coletâneas diferentes, procurando verifi car como o Realismo aí representa em profundidade as relações tensionadas entre o social e o fi ccional. Revisitando gêneros tradicionais como a tragédia e o melodrama, de modo a acomodá-los às exigências mercantis da indústria da cultura, o autor explora o tema da violência urbana brasileira, nas suas manifestações concretas e simbólicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Pellegrini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Coordenadora do Programa de Pós -Graduação em Estudos de Literatura, docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós -Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos.

Citas

ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. (1986). “A indústria cultural como mistifi cação das massas”. In: ______. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

AQUINO, Marçal (2003). Famílias terrivelmente felizes. São Paulo: Cosac & Naify.

_______ (2005). “A exata distância da vulva ao coração”. In: NESTROVSKI, Arthur. Aquela canção. São Paulo: Publifolha.

BARTHES, Roland (1984). “O efeito de real”. In: ______ et al. (Orgs.). Literatura e realidade: que é o realismo? Lisboa: Publicações D. Quixote.

BARTHES, R. et al. (1984). Literatura e realidade: que é o realismo? Lisboa: Publicações D. Quixote.

BOURDIEU, Pierre (2004). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

BROOKS, Peter (1985). The melodramatic imagination: melodrama and the mode of excess. Nova York: Columbia University Press.

CARVALHO, M. Alice R. (2000). “Violência no Rio de Janeiro: uma reflexão política”. In: PEREIRA, Carlos Alberto M. et al. (Org.). Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco.

EAGLETON, Terry (2003). Sweet violence: the idea of the tragic. Oxford: Blackwell Publishing.

EL FAR, Alessandra (2005). Páginas de sensação. São Paulo: Companhia das Letras.

FRYE, Northrop (s.d.). Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix.

HOBBES, Thomas M. Leviatã (1974). In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural. v. 1.

LINS, Ronaldo Lima (1990). Violência e literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

LUKÁCS, Georg (s.d.). Teoria do romance. Lisboa: Editorial Presença.

MEYER, Marlyse (1996). Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras.

NESTROVSKI, Arthur (Org.) (2005). Aquela canção. São Paulo: Publifolha.

PELLEGRINI, Tânia (1999). A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas: Mercado de Letras/Fapesp.

______ (2008). Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume/Fapesp.

______ (2009). “Realismo: a persistência de um mundo hostil”. Revista Brasileira de Literatura Comparada. n. 14, p. 11-46.

PEREIRA, Carlos Alberto M. et al. (Org.) (2000). Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco.

RESENDE, Beatriz (2008). Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.

XAVIER, Ismail (2003). O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify.

WILLIAMS, Raymond (2000). Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Publicado

2012-06-05

Cómo citar

Pellegrini, T. (2012). De bois e outros bichos:: nuances do novo Realismo brasileiro. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (39), 37–55. https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100003