O passado subtraído da desaparição forçada:
Araguaia como palimpsesto
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182014000100008Abstract
O artigo aborda o tema da desaparição forçada no contexto do autoritarismo militar no Brasil definindo em primeiro lugar o caráter problemático da restituição de uma memória dos desaparecidos a partir da inviabilidade da categoria jurídica de restitutio ad integrum. O palimpsesto histórico a ser pensado nesta perspectiva é aquele da guerrilha do Araguaia, que foi apagada dos mapas da história do Brasil. O caso leva à problematização do conceito de restituição dentro do debate contemporâneo que o aproxima do ato de autor e o reconfigura dentro de uma perspectiva de subjetividade ética, analogamente ao que acontece com outro conceito chave da contemporaneidade, aquele de testemunha. A literatura se presta assim a se tornar um fértil campo onde repensar a restituição. O caso literário aqui considerado é o romance K., de Bernardo Kucinski, que, assumindo explicitamente um pacto ficcional, consegue subtrair à destruição sem ruína da desaparição forçada uma memória precária mas possível do passado traumático.
Downloads
References
ANDRADE, Carlos Drummond de (1983). Poesia e prosa organizada pelo autor. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
ASSMANN, Aleida (2002). Ricordare: Forme e mutamenti della memoria culturale. Bologna: Il Mulino.
BAUDRILLARD, Jean (1988). La sparizione dell’arte. Tradução para o italiano de Elio Grazioli. Milano: Politi.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (2007). Direito à memória e à verdade. Elaborado pela Comissão Especial sobre os Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: SDH/PR.
CAVARERO, Adriana (2007). Orrorismo ovvero della violenza sull’inerme. Milano: Feltrinelli.
DECCA, Edgar Salvadori de (1997). Quaresma: um relato de massacre republicano. Anos 90, Porto Alegre, v. 5, n. 8, p. 45-61.
DERRIDA, Jacques (2004). Perdonare. Milano: Raffaello Cortina.
DE LUNA, Giovanni (2006). Il corpo del nemico ucciso. Violenza e morte nella guerra contemporánea. Torino: Einaudi.
GASPARI, Elio (2002). A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras.
GATTI, Gabriel (2008). El detenido desaparecido. Narrativas posibles para una catástrofe de la identidad. Montevideo: Trilce.
GRAMSCI, Antonio (1975). Ai margini della storia (storia dei gruppi sociali subalterni). Quaderno 25 (XXIII) 1934. In: Quaderni del Carcere. Edição organizada por Valentino Gerratana. Vol. 3. Torino: Einaudi.
HARTMAN, Geoffrey H. (1991). The Philomela Project. In: Minor prophecies. The literary essay in the culture wars. Cambridge, London: Harvard University Press.
KUCINSKI, Bernardo (2011). K. São Paulo: Expressão Popular.
MICHAEL, Andréa (2004). Exército transferiu os corpos de guerrilheiros do Araguaia. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 mar. Caderno Brasil, p. A3.
MOREIRAS, Alberto (2001). The exhaustion of difference. The politics of Latin American cultural studies. Durham: Duke University Press.
OEA (2009). Demanda perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Caso 11.552 - Julia Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia). Contra a República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.cidh.oas.org/demandas/11.552%20Guerrilha%20do%20Araguaia%20Brasil%2026mar09%20PORT.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2014.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (2010). Sentença de 24 de novembro. Caso Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia) vs. Brasil. Disponível em: <http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_219_por.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2014.
SANTÃ, Enrico Mario (1992). Latinamericanism and restitution. Latin American literary review, Chicago, v. 20, n. 40, p. 88-96.
______ (2005). Sor Juana, Octavio Paz, and poetics of restitution. In: Ciphers of History. Latin American readings for a cultural age. New York, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.