Poesia (excêntrica) brasileira:
marcas de um neo-romantismo contemporâneo
Abstract
A produção poética nacional respondeu de modo rarefeito, a partir da década de 1970, aos desafios e oportunidades que a cultura e a nova ordem sociopolítica apresentavam. Desafios e
oportunidades advindos, por exemplo, pela Guerra Fria, lutas raciais; sentidos de Terceiro Mundo, sociedade de informação, ditaduras, globalização. Nesse contexto nacional-mundial ”“
império do caos ideológico ”“ essa produção de fatos e sujeitos propõe reescrever a linguagem poética contemporânea como ex-centro de preocupações éticas delimitadas por projetos estéticos. Sob tal composto ético-estético, neo-romanticamente ressaltam divergências sensíveis, frente ao cânone literário nacional, quanto a entender as fronteiras entre poesia e não-poesia, arte funcional, utilitarista e arte engajada. Ressalta, ainda, a bem-humorada e irônica, ainda que simples, denúncia dos “novos tempos” e do que o poeta propunha como busca de uma comunicação mais integrada, criativa e provocativa com as pessoas e com a arte.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. 2ª ed. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANTUNES, Arnaldo. Tudos. 6ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
ARAÚJO, Ricardo. Poesia visual: vídeo poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ASSUNÇÃO, Ademir. “Leminski: dor e rigor em seus últimos poemas”. Jornal da Tarde, Caderno Artes e Espetáculos. São Paulo, 29 mar. 1991.
ÁVILA, Affonso. O poeta e a consciência crítica. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARROS, Manoel de. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. História concisa da literatura brasileira. 34ª ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
BRITO, Paulo Henriques. Macau. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
CAMPOS, Haroldo de. “Uma leminskíada barrocodélica”. Folha de S. Paulo, Caderno Letras, p. G4, 02 set. 1991.
FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
JAMESON, Fredric. A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Trad. de Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEMINSKI, P. e BONVICINO, Régis (org.). Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Editora 34, 1999.
______. Caprichos e relaxos. 3ª ed. São Paulo: brasiliense, 1985.
LIMA, Luiz Costa (org. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LYRA, Pedro. Literatura e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
LÖWY, Michael. Romantismo e messianismo: ensaios sobre Lukács e Benjamin. Trad. de Myrian Veras Baptista e Magdalena Pizante Baptista. São Paulo: Perspectiva; EdUSP, 1990.
______e SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Trad. de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Romantismo e política. Trad. de Eloísa de Araújo Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
MELO, Tarso M. de. “As gerações futuras”. O povo, Jornal literário, Caderno Sábado. Fortaleza, CE, 07 fev. 1998.
MERQUIOR, José Guilherme. A razão do poema. 2ª ed. Rio de Janeiro: Toopbooks, 1996.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia & utopia. São Paulo: Escrituras, 2007.
MORICONI, Ãtalo. Como e por que ler poesia brasileira do século XX. São Paulo: Objetiva, 2004.
PIGNATARI, Décio. Letras, artes, mídia. São Paulo: Globo, 1995.
PRADO JR., Caio. “Organização social”, em Formação do Brasil contemporâneo. 21ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
RISÉRIO, Antônio. “Leminski e as vanguardas”. Revista Bric a Brac, nº IV. Brasília, 1990, pp. 11-3.
ROCHA, João César de Castro. “Dialética da marginalidade: caracterização da cultura brasileira contemporânea” (ensaio). Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, 29 fev. 2004.
SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Pioneira, 2000.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da. A lírica modernista do século XX. São Paulo: Vertente, 1998.
SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
VÁRIOS AUTORES. Paulo Leminski. Curitiba: EdUFPR, 1994.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.