Poética de uma conversão neorromântica:

o erotismo religioso de Murilo Mendes

Autores

  • Robson Tinoco

Resumo

A poética neorromântica de Murilo Mendes (em O visionário, A poesia em pânico e Poesia liberdade) ”“ também composta por um forte elemento erótico-religioso ”“ baseia-se em aspectos espiritual-corpóreos que revelam, tanto quanto ocultam, marcas de um surrealismo singular. Nela, especialmente a mulher se define entre imagens e alegorias construídas sobre uma base temática em que o plurissentido de altar católico (impresso na fé dogmática) se completa no desenho curvilíneo das formas femininas (impresso no desejo físico). Tal poética, apresentada como parte integrante da literatura brasileira desde 1930, constrói-se por meio desse neorromantismo ”“ tão lírico quanto moderno ”“ que leva o poeta a enfrentar, questionar e desvendar o mundo (seu e de “suas” mulheres) no que possui de lirismo e(m) sensualidade, erotismo e(m) religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Maria Lúcia Gomes Poggi de. A poética da visibilidade e a visibilidade poética em Murilo Mendes. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

BÃBLIA de Jerusalém. 3ª. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro sobre azul, 2006.

CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. v. 4. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Alhambra, 1985.

ELIADE, Mircea. Imágenes y símbolos: ensayos sobre el simbolismo mágico-religioso. 5ª. ed. Madrid: Taurus, 1987.

GUIMARÃES, Júlio Castañón. Territórios/conjunções: poesia e prosa críticas de Murilo Mendes. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

LIMA, Luiz Costa. “O agônico na abertura de Contemplação”. Ipotesi: revista de estudos literários. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2002.

LOPES, Edward Lopes. A palavra e os dias: ensaios sobre a teoria e a prática da literatura. São Paulo/Campinas: EdUNESP/EdUNICAMP, 2003.

LÖWY, Michael e SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Trad. de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995.

MENDES, Murilo. Poesia liberdade. Rio de Janeiro: Agir, 1947.

_______. O visionário. Rio de Janeiro: José Olympio, 1941.

_______. A poesia em pânico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1937.

MERQUIOR, José Guilherme. A razão do poema. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

_______. O fantasma romântico e outros ensaios. Rio de Janeiro: Vozes, 1980.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia. 16ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2003.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PICCHIO, Luciana Stegagno. Murilo Mendes: poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. de Philadelpho Menezes. Campinas: EdUNICAMP, 1996.

RIBEIRO, Gilvan Procópio Ribeiro e Neves, José Alberto Pinho. Murilo Mendes: o visionário. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1997.

TINOCO, Robson Coelho. Murilo Mendes: poesia de liberdade em pânico. Brasília: Editora UnB, 2007.

Downloads

Publicado

01/03/2011

Como Citar

Tinoco, R. (2011). Poética de uma conversão neorromântica:: o erotismo religioso de Murilo Mendes. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (34), 251–267. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9645

Edição

Seção

Seção Tema Livre