A ultrapassagem das fronteiras:
hibridismo e universalismo na obra de Laura Erber
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018508Abstract
Este artigo analisa duas das obras literárias da escritora, artista visual e professora Laura Erber, explorando o convívio na sua escrita de algumas tendências caraterísticas da literatura brasileira pós-moderna, como o hibridismo genérico, os diálogos interartísticos, o protagonismo da dimensão metaficcional ou a atualização da escrita do eu e do tema literário da viagem. O trabalho parte, assim, da análise de Bénédicte vê o mar (2011), pequeno e poético romance gráfico ou, melhor, poemário gráfico, e Esquilos de Pavlov (2013), atípico “romance de artista”. Trata-se de duas obras dotadas de uma liberdade de tom admirável e de uma compreensão profunda dos desafios literários contemporâneos, postas ao serviço de um pensamento questionador em que se entrecruzam dois olhares: o da existência e o da criação artística. Nesse sentido, examina-se como o protagonismo da questão da crise da arte contemporânea ”“ na literatura, no cinema e nas artes plásticas ”“ permite à autora estabelecer um diálogo cultural que ultrapassa as fronteiras do nacional para situar-se num plano mais abrangente.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio (2009). O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos.
AUGÉ, Marc (2014). Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion. (Coleção Champs essais).
BLANCHOT, Maurice (1999). La escritura del desastre. Caracas: Monte Ávila.
BLANCO, Juan Antonio (1999). Tercer milenio: una visión alternativa de la posmodernidad. Tafalla: Txalaparta.
BOLAÑO, Roberto (2007). Los detectives salvajes. 13 ed. Barcelona: Anagrama. (Coleção Compactos, n. 232).
BONAMI, Francesco (2009). Lo potevo fare anch’io: perché l’arte contemporanea è davvero arte. Milano: Mondadori. (Coleção Piccola Biblioteca Oscar Mondadori).
BONAMI, Francesco (2013). Mamma voglio fare l’artista!: istruzioni per evitare delusioni. Milano: Mondadori Electa.
BOSI, Alfredo (2002). Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras.
BOTTON, Alain de (2009). Uma semana no aeroporto: um diário de Heathrow. Alfragide: Dom Quixote.
COMPAGNON, Antoine (1979). La seconde main ou le travail de la citation. Paris: Seuil.
ERBER, Laura (2011). Bénédicte vê o mar. Jaraguá do Sul: Editora da Casa.
ERBER, Laura (2013). Esquilos de Pavlov. Rio de Janeiro: Alfaguara.
GINZBURG, Jaime (2012). O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, Milano, n. 2, p. 199-221, nov.
GRENIER, Catherine (2004). Dépression et subversion: les racines de l’avant-garde. Paris: Centre Pompidou.
HUTCHEON, Linda (1984). Narcissistic narrative: the metafictional paradox. New York: Methuen.
JOUANNAIS, Jean-Ives (2009). Artistes sans oeuvres: I would prefer not to. Nouvelle édition augmentée d’une préface d’Enrique Vila-Matas. Paris: Gallimard.
LEMOS, Masé (2011). Experimentações literárias em formato digital. O Globo, Rio de Janeiro, caderno Prosa & verso, p. 3, 15 out.
MAMMÌ, Lorenzo (2012). O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras.
MONTAIGNE, Michel de (2009). Les essais. Edição de André Lanly. Paris: Gallimard.
PERRONE-MOISÉS, Leyla (2012). A literatura exigente. Folha de S. Paulo, São Paulo, caderno Ilustríssima, p. 4-5, 25 mar.
VILA-MATAS, Enrique (2015). Kassel no invita a la lógica. Barcelona: Seix Barral. (Coleção Booket, n. 2.641).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.