Colocar-se em palavras:
memórias de um percurso íntimo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200002Resumo
A partir de uma aproximação entre o premiado romance Nur na escuridão, de Salim Miguel, que retoma a saga da família libanesa em sua imigração para o Brasil, e os manuscritos inéditos de José Miguel, pai do autor, que conta a mesma história, este artigo pretende discutir as razões da escrita e o emprego de recursos narrativos para a construção de um sentido de vida. Entre o texto de um escritor legitimado e o de um velho vendeiro que escrevia em árabe e escondeu seu caderno até a morte, há uma mesma vontade de verdade, muito embora os resultados possam ser diferentes, com destaque seja para o “típico” da experiência, seja para o que ela possui de “singular”.Downloads
Referências
ARAÚJO, Pedro Galas (2011). Trato desfeito: o revés autobiográfi co na literatura contemporânea Dissertação de mestrado em Literatura. Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_teses/pedro_galas.pdf.>
ARENDT, Hannah (1987). A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
AS MIL E UMA NOITES (1991). Texto estabelecido por René R. Khawam. Trad. Rolando Roque da Silva. 5. ed. São Paulo: Brasiliense.
BOURDIEU, Pierre (1996). “A ilusão biográfica”. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. Campinas: Papirus.
DOSSE, François (2009). O desafi o biográfi co: escrever uma vida. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Edusp.
FOUCAULT, Michel (2009). O que é um autor? 7. ed. Trad. António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. Lisboa: Vega.
GINZBURG, Carlo (1987). O queijo e os vermes. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras.
LEIRIS, Michel (2003). “Da literatura como tauromaquia”. In: A idade viril. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify.
LEJEUNE, Philippe (2008). O pacto autobiográfi co: de Rousseau à internet. Trad. de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
MIGUEL, José (1997). Minha vida. Trad. Ália Haddad. Florianópolis: edição particular.
MIGUEL, Salim (1999). Nur na escuridão. Rio de Janeiro: Topbooks.
________ (2009). “O gramofone”. In: Melhores contos. Organização de Regina Dalcastagnè. São Paulo: Global.
SANT’ANNA, Sérgio (1980). Um romance de geração. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.