Histórias de índios entre assimilação e resistência:
O rastro do jaguar
Resumo
O artigo analisa a representação do índio na literatura brasileira contemporânea, a partir da leitura de O rastro do jaguar (2009), primeiro romance do jornalista Murilo Carvalho. A obra inscreve-se numa linha fi ccional de questionamento da formação histórica da nação. A análise destaca a opção por recuperar a memória histórica de dois povos indígenas, os botocudos e os guarani, confrontando os projetos divergentes das nações indígenas e da nação brasileira.
Downloads
Referências
AFFERGAN, Francis (1991). Critiques anthropologiques. Paris: Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques.
BAUDRILLARD, Jean (1994). Figures de l’altérité. Paris: Descartes.
BERND, Zilá, Dicionário da mobilidade cultural nas Américas, (inédito).
BOUVET, R.; CARPENTIER, Alejo; CHARTIER, D. (Orgs.) (2006). Nomades, voyageurs, explorateurs, déambulateurs: les modalités du parcours dans la littérature. Paris: l´Harmattan.
CARVALHO, Murilo. (2009). O rastro do jaguar. São Paulo: Leya.
CHIAPPINI, Lígia. (2006). “O índio na literatura brasileira: de personagem a narrador e autor”. In: Censive: revue internationale d’études lusophones. n. 1, p. 79-104.
CUNHA, Maria Manuela (Org.) (1992). A história dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/Fapesp. p. 413-30.
DELANOË, Nelcya e ROSTKOWSKI, Joëlle (2003). Voix indiennes, voix américaines. Les deux visions de la conquête du Nouveau Monde. Paris: Albin Michel.
FIGUEIREDO, Eurídice (2007). “A fi gura do autóctone: territorialidade, alteridade, identidade”. In: FIGUEIREDO, Eurídice e PORTO, Maria Bernadette Velloso (Orgs.). Figurações da alteridade. Niterói: Editora da Universidade Fluminense/Abecan.
HUTCHEON, Linda (1991). Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago.
GAMA, Basílio da (1996). O Uraguai por Mário Camarinha da Silva. 5. ed. revista e ampliada por Pedro Lyra. Rio de Janeiro: Agir, 1996. [1769].
GARRETT, Almeida (1963). Viagens na minha terra. Obras de Almeida Garrett. Porto: Lello. v. 1.
GODET, Rita Olivieri (2007). “Estranhos estrangeiros: poética da alteridade na narrativa contemporânea brasileira”. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, janeiro/junho, n. 29. p. 233-52.
________ (2010). “A poética da alteridade e a representação do ameríndio na ficção das Américas (Argentina, Brasil, Quebec)”. In: GODET, Rita Olivieri (Org.) Ecriture et identités dans la nouvelle fi ction romanesque. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
MANIZER, (1919).
MONTEIRO, John Manuel (1992). “Os Guarani e a história do Brasil meridional”. In: CUNHA, Maria Manuela (Org.). A história dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/Fapesp. p. 475-98.
MORENCY, Jean (1994). Le mythe américain dans les fi ctions d’Amérique. Québec: Nuit Blanche.
OUELLET, Pierre (2003). Le soi et l’autre. L’énonciation de l’identité dans les contextes interculturels. Québec : Les Presses de l’Université Laval.
PARAISO, Maria Hilda (1992). “Os botocudos e sua trajetória histórica”. In: PATERSON, Janet M (2004). Figures de l’Autre dans le roman québécois. Québec: Editions Nota Bene.
RAMOS, Graciliano (1992). Vidas secas. 62. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record [1938].
RIBEIRO, Darcy (2004). Os índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras [1970].
RICOEUR, Paul (1983). Temps et récit I. Paris : Seuil/Points.
RODRIGUES, (1986)
ROSA, João Guimarães (1969). “Meu tio o Iauaretê”. In: Estas estórias. Rio de Janeiro: José Olympio.
SAER, Juan José (1982). El entenado. Barcelona: El Aleph editores [1982].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.