Estranhos estrangeiros:

poética da alteridade na narrativa contemporânea brasileira

Autores

  • Rita Olivieri-Godet

Resumo

A partir da leitura de Mongólia (2002) de Bernardo Carvalho, Budapeste (2003) de Chico Buarque e O enigma de Qaf (2004) de Alberto Mussa, discutiremos uma das modalidades da ficção contemporânea brasileira ”“ a poética da alteridade ”“, interrogando o confronto com o lugar do estranho e da estranheza como processo de ampliação do espaço imaginário nacional além de suas íntimas fronteiras. A experiência da alteridade como ponto de partida do processo de criação inaugura uma dupla perspectiva entre o intra e o extracultural, cruzando olhares entre a cultura brasileira e a estrangeira em foco, colocando-as em relação, questionando as armadilhas do etnocentrismo. A ficção se constrói labirinticamente em busca do Outro, exibe seus artifícios e inscreve a diferença nas suas escolhas formais, transformando o escritor em personagem, multiplicando os níveis narrativos e os pontos de vista e intensificando o caráter lúdico da experiência abissal da linguagem através da materialidade dos signos opacos da língua estrangeira. Estranhamento, deslocamento de referências identitárias e culturais, jogo entre o verdadeiro, o falso e o verossímil, transgressão de fronteiras entre o real e o imaginário, não raro essas narrativas mergulham numa atmosfera onírica de inquietante estranheza, para tentar captar talvez o não-assimilável do Outro, o que Lévi-Strauss chama de “o ponto cego da diferença” ou, no sentido contrário, o próprio ponto de onde o sujeito olha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFFERGAN, Francis. Exotisme et altérité. Paris: Presses Universitaires de France, 1987.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BESSIÈRE, Jean. “Y a-t-il des limites de la littérature? La littérature contemporaine et le destin paradoxal des frontières”, em CÔTÉ, Jean-François e TREMBLAY, Emmanuelle (dir.). Le nouveau récit des frontières dans les Amériques. Québec: Les Presses de l’Université Laval, 2005.

BUARQUE, Chico. Budapeste. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 2004.

CARVALHO, Bernardo. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FARIAS, Sônia L. Ramalho de. “Budapeste: as fraturas identitárias da ficção”, em FERNANDES, Rinaldo de (org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.

FREUD, Sigmund. “L’inquiétante étrangeté”, em . Essais de psychanalyse appliquée. Paris: Gallimard/Idées, 1976.

GONTARD, Marc. “O desejo do outro: por uma semiótica do olhar exótico”, em FORGET, Danielle e OLIVEIRA, Humberto (org.). Imagens do outro: leituras divergentes da alteridade. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, BECAN, 2001.

______. Victor Segale: une esthétique de la différence. Paris: L’Harmattan, 1990.

KRISTEVA, Julia. Etrangers à nous-mêmes. Paris: Folio/Essais, 1988.

MOURA, Jean-Marc. Exotisme et lettres francophones. Paris: PUF, 2003.

______. La littérature des lointains: Histoire de l’exotisme européen au XXe siècle. Paris: Champion, 1998.

MUSSA, Alberto. O enigma de Qaf. Rio de Janeiro: Record, 2004.

OLIVIERI-GODET, Rita. “La fictionnalisation de la voix auctoriale dans A casa dos budas ditosos” em . João Ubaldo Ribeiro: littérature brésilienne et constructions identitaires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, UEFS, 2005.

SEGALEN, Victor. Essai sur l’Exotisme. Montpellier: Fata Morgana, collection “Exploration”, 1978.

WISNIK, José Miguel “O autor do livro (não) sou eu”. Disponível em http://www.ig.br/paginas/hotsites/chicobuarque/ wisnik.html.

Downloads

Publicado

01/10/2011

Como Citar

Olivieri-Godet, R. (2011). Estranhos estrangeiros:: poética da alteridade na narrativa contemporânea brasileira. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (29), 233–252. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9128

Edição

Seção

Seção Tema Livre