Traumas e travessias:
a alteridade ameríndia e as fronteiras simbólicas da nação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200005Resumo
Exame das questões relativas aos processos de apagamento e de resgate da memória, a partir de textos ficcionais que refletem sobre as negociações identitárias e as travessias de fronteiras culturais, centrados no ameríndio como instância de alteridade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Inês de (2009). Entrevista a Sérgio Medeiros. Disponível em: <http://txaihunikuin.blogspot.fr/2011/05/entrevista-da-professoramaria-ines-de.html>. Acessado em: 28 set 2012.
BOUCHARD, Gérard (2001). Genèse des nations et cultures du Nouveau Monde. Québec: Boréal Compact.
BRASIL, Luiz Antônio de Assis (1997). Breviário das terras do Brasil: uma aventura nos tempos da Inquisição. Porto Alegre: L&PM.
CALLADO, Antonio (1982). A expedição Montaigne. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
CARVALHO, Bernardo (2002). Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras.
CARVALHO, Murilo (2009). O rastro do Jaguar. São Paulo: Leya.
CASTRO, Eduardo Viveiros (2002). A inconstância da alma selvagem ”“ E outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify.
CHAUÃ, Marilena (1995). “Política cultural, cultura política”. Brasil/Brazil: revista de literatura brasileira, n. 13, p. 18-19.
________ (2000). Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
CHIAPPINI, Lígia (2006). “O índio na literatura brasileira: de personagem a narrador e autor”. Revue Internationale d’études lusophones, n. 1, p. 79-104.
COTE, Jean-François (2007). “Les nouvelles formes de cosmopolitisme dans les Amériques: regards et expressions de la littérature et du droit”. Rennes, 28 jun. (Conferência na Universidade de Rennes 2)
CUNHA, Maria Manuela (Org.) (1992). A história dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP.
DANTAS, Beatriz et al. (1992). “Os povos indígenas no Nordeste brasileiro: um esboço histórico”. In: CUNHA, Maria Manuela (Org.). A história dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP.
FIGUEIREDO, Eurídice (2007). “A fi gura do autóctone: territorialidade, alteridade, identidade”. In: FIGUEIREDO, Eurídice; PORTO, Maria Bernadette Velloso (Orgs.). Figurações da alteridade. Niterói: EDUFF, ABECAN.
________ (2010). Representações e etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7 Letras.
GODET, Rita Olivieri (2009). “O ameríndio como personagem do outro na literatura brasileira contemporânea: Orfãos do Eldorado e Nove Noites”. Revista brasileira de literatura comparada, v. 15. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/revista/2009/15>.
______ (2010a). “Histórias de índios entre assimilação e resistência: O rastro do jaguar”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 36, p. 175-189.
______ (2010b). “La poétique de l’altérité et la représentation de l’Amérindien dans la fi ction des Amériques”. In: GODET, Rita Olivieri (dir.). Ecriture et identités dans la nouvelle fi ction romanesque. Rennes: PUR.
______ (2010c). “Entre discursos: literatura e história em Meu querido canibal”. In: NOVAES, Cláudio Cledson; SEIDEL, Roberto Henrique. Espaço nacional, fronteiras e deslocamentos na obra de Antônio Torres. Feira de Santana: UEFS Editora.
GROS, Christian (2006). “Nationaliser l’Indien, ethniciser la nation: l’Amérique Latine face au multiculturalisme”. In: GROS, Christian; STRIGLER, Marie-Claude (Dirs.). Être indien dans les Amériques. Paris: Edition de l’Institut des Amériques.
HAREL, Simon (2005). Les passages obligés de l’écriture migrante. Montréal: XYZ.
HATOUM, Milton (2008). Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras.
JOBIM, José Luís (2006). “Representação da identidade nacional e outras identidades”. Gragoatá:, n. 20, p. 185-197.
MUSSA, Alberto (2009). Meu destino é ser onça. Rio de Janeiro: Record.
PATERSON, Janet M. (2004). Figures de l’Autre dans le roman québécois. Montréal: Nota Bene.
PARAISO, Maria Hilda (1992). “Os botocudos e sua trajetória histórica”. In: CUNHA, Maria Manuela (Org.). A história dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP.
RIBEIRO, Darcy (1984 [1976]). Maíra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
________ (1986). Utopia selvagem: saudades da inocência perdida, uma fábula. Rio de Janeiro: Record.
________ (1996). Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras.
RIBEIRO, João Ubaldo (1997). O feitiço da Ilha do pavão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
RUDEL, Christian (2009). Réveils amérindiens: du Mexique à la Patagonie. Paris: Karthala.
SANTILLI, Márcio (2000). Os brasileiros e os índios. São Paulo: Senac.
SANTOS, Eloína Prati dos (2006). “A viagem do índio até a brasilidade: Antonio Callado, Moacyr Scliar, Assis Brasil e Antônio Torres”. Letras de hoje, v. 41, n. 3, p. 185-200.
SCLIAR, Moacyr (1997). A majestade do Xingu. São Paulo: Companhia das Letras.
________ (2002). Éden-Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.
SOUZA, Márcio (1979). Teatro indígena do Amazonas. Rio de Janeiro: Codecri.
________ (1980). Mad Maria. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
________ (2001a). Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. v. 1. “Lealdade”. Rio de Janeiro, São Paulo: Record.
________ (2001b). Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. v. 2. “Desordem”. Rio de Janeiro, São Paulo: Record.
________ (2005a). Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. v. 3. “Revolta”. Rio de Janeiro, São Paulo: Record.
________ (2005b). A paixão de Ajuricaba. 2. ed. Manaus: Valer, Prefeitura de Manaus, EDUA.
________ (2006). Ajuricaba, o caudilho das selvas. São Paulo: Callis.
________ (2009). História da Amazônia. Manaus: Valer.
SOUZA, Márcio et al. (1981). Os índios vão à luta. Rio de Janeiro: Marco Zero.
SOUZA, Márcio; BESSA, Ribamar (1981). “A questão indígena no Brasil”. In: SOUZA, Márcio et al. Os índios vão à luta. Rio de Janeiro: Marco Zero.
THERIEN, Gilles (Dir.) (1995). Figures de l’indien. Québec: Typo.
THIERION, Brigitte Cavagnal (2010). Regards sur l’Amazonie: fi ction, histoire, identité dans l’oeuvre de Márcio Souza. Tese (Doutorado em literatura brasileira) ”“ Université Rennes 2, Rennes.
TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius (2000). Terra Papagalli: narração para preguiçosos leitores da luxuriosa, irada, soberba, invejável, cobiçada e gulosa história do primeiro rei do Brasil. Rio de Janeiro: Objetiva.
TORRES, Antônio (2000). Meu querido canibal. Rio de Janeiro: Record
TREECE, David (2008). Exilados, aliados, rebeldes: o movimento indigenista, a política indigenista e o Estado-nação imperial. São Paulo: Nankin, Edusp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.