Poesia (excêntrica) brasileira:

marcas de um neo-romantismo contemporâneo

Autores

  • Robson Tinoco

Resumo

A produção poética nacional respondeu de modo rarefeito, a partir da década de 1970, aos desafios e oportunidades que a cultura e a nova ordem sociopolítica apresentavam. Desafios e
oportunidades advindos, por exemplo, pela Guerra Fria, lutas raciais; sentidos de Terceiro Mundo, sociedade de informação, ditaduras, globalização. Nesse contexto nacional-mundial ”“
império do caos ideológico ”“ essa produção de fatos e sujeitos propõe reescrever a linguagem poética contemporânea como ex-centro de preocupações éticas delimitadas por projetos estéticos. Sob tal composto ético-estético, neo-romanticamente ressaltam divergências sensíveis, frente ao cânone literário nacional, quanto a entender as fronteiras entre poesia e não-poesia, arte funcional, utilitarista e arte engajada. Ressalta, ainda, a bem-humorada e irônica, ainda que simples, denúncia dos “novos tempos” e do que o poeta propunha como busca de uma comunicação mais integrada, criativa e provocativa com as pessoas e com a arte.

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Publicado

01/07/2011

Como Citar

Tinoco, R. (2011). Poesia (excêntrica) brasileira:: marcas de um neo-romantismo contemporâneo. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (30), 131–147. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9142

Edição

Seção

Seção Tema Livre