Nas tripas do cão:
a escrita como espaço de resistência
Resumo
A partir de dois romances publicados no Brasil durante a ditadura ”“ Avalovara (1973), de Osman Lins, e Um romance de geração (1980), de Sérgio Sant’Anna ”“, são discutidas as possibilidades
da escrita em um ambiente de violência. Ao mesmo tempo em que a opressão política parece deslegitimar a opção por uma obra não-engajada, impõe-se à consciência do criador o fato de que sua produção tem reduzido efeito sobre a realidade. Isto é, a opressão agudiza o sentimento de “ansiedade” que, nas palavras de Harold Rosenberg, caracterizaria uma parcela da arte contemporânea: a percepção de que ela não é capaz de resolver os problemas que identifica.
Downloads
Referências
ABELAIRA, Augusto. Bolor. 2ª ed. Amadora: Bertrand, 1970.
ÂNGELO, Ivan. A festa. São Paulo: Summus, s.d.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998.
CHAUVIRÉ, Christiane. Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora UnB, 1996.
GORZ, André. Métamorphoses du travail: quête du sens. Paris: Galilée, 1988.
GUSDORF, Georges. La parole. Paris: Presses Universitaires de France, 1963.
LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
ROSENBERG, Harold. Objeto ansioso. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
SANT’ANNA, Sérgio. Um romance de geração. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.