De labirintos, corações e bibliotecas:
encenações da leitura na ficção de Adriana Lunardi
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018485Resumo
O artigo problematiza a encenação da leitura na ficção de Adriana Lunardi, notadamente no volume de contos Vésperas (2002) e no romance A vendedora de fósforos (2011). Ao estabelecer diálogos literários, a autora (re)cria linhagens e estabelece uma genealogia para sua própria ficção, que se interessa em acionar determinados repertórios no intuito de pensar o próprio fazer literário.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de (2002). Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
BARTHES, Roland (1996). O prazer do texto. Tradução de Jacó Guinzburg. São Paulo: Perspectiva.
CALVINO, Italo (1990). Seis propostas para o próximo milênio. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras.
COMPAGNON, Antoine (2007). O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG.
GENETTE, Gérard (1982). Palimpsestes. Paris: Éditions du Seuil.
HOHFELDT, Antonio (2009). Mário e a cidade. Cadernos de Literatura Brasileira, Rio de Janeiro, n. 25, Mario Quintana.
LUNARDI, Adriana (2007). “Não acredito em governos que exilem artistas”. Entrevista a Deonísio da Silva. Observatório da Imprensa, São Paulo, n. 442, 17 jul. Disponível em: <http://goo.gl/XEyf8Y>. Acesso em: 5 jun. 2015.
LUNARDI, Adriana (s.d.). O eterno direito ao grito. Disponível em: <http://www.claricelispector.com.br/artigos_adrianaLunardi.aspx>. Acesso em: 2 jun. 2009.
LUNARDI, Adriana (2011). A vendedora de fósforos. Rio de Janeiro: Rocco.
PIGLIA, Ricardo (2004). Teses sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras.
PIGLIA, Ricardo (2006). O último leitor. Tradução de Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras.
QUINTANA, Mário (1976). Apontamentos de história natural. Porto Alegre: Globo; IEL.
QUINTANA, Mário (2005). Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
SANTIAGO, Silviano (2000a). Eça, autor de Madame Bovary. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco.
SANTIAGO, Silviano (2000b). O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco.
VIEGAS, Ana Cláudia (2013). Adriana Lunardi: assinatura, filiação e inscrição na cena literária. In: CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma (Org.) O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, p 110-119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.