As coisas fora do lugar:
modos de ver em Bernardo Carvalho
Resumo
O artigo discute a construção do narrador no romance O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho. Nesta narrativa, a presença de um personagem-escritor se vincula ao tópico do deslocamento e da errância. A condição de descendente de imigrantes japoneses determina sua percepção de mundo e problematiza o discurso a respeito do estrangeiro em nossa cultura.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CALLIGARIS, Contardo. “O barulho de fundo da metrópole americana é o burburinho de mil histórias engasgadas”. Disponível em http://www.verdestrigos.org.
CARVALHO, Bernardo. Teatro. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. “Entrevista”. Revista Z, nº 2, ano III, abr.-jul. 2007. Disponível em http://www.pacc.ufrj.br. Entrevista concedida a Beatriz Resende.
LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. Trad. de Patrícia Zimbres. São Paulo: UNESP, 2001.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.