A IRONIA COMO UM CONCEITO SEMIOLÓGICO

Autores

  • Arthur Bartholo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.05

Palavras-chave:

Ironia, Semiótica, Semiologia, Símbolo, Poético

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem do conceito de ironia sob o ponto de vista da semiologia, de maneira a tornar claros os fundamentos da relação dialética que a ironia estabelece com o simbólico, bem como delinear as condições dela ser utilizada como um instrumento de análise conceitual e semiótica. O texto procura trazer uma análise filosófica do conceito de ironia com referências a vários autores que a trouxeram enquanto uma tópica pertinente, e cujas obras, ainda que apenas indiretamente ligadas à ironia, possuem injunções particulares que permitem constituir um vínculo dialético com ela. Nesse sentido, a ironia aparece em sua ambiguidade fundamental, a saber, a de funcionar ao mesmo tempo enquanto uma figura estrutural da retórica e enquanto uma determinação em que o discurso ultrapassa dialeticamente a si próprio e abre espaço para o poético. Portanto, não se trata somente de uma elucidar a aplicabilidade da ironia enquanto um conceito a ser utilizado instrumentalmente, mas trata-se sobretudo de elaborar um ponto de vista irônico que condiciona esteticamente o ponto de vista semiológico.

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Biografia do Autor

Arthur Bartholo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU Universidade de Brasília - UnB

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Como Citar

Bartholo, A. (2011). A IRONIA COMO UM CONCEITO SEMIOLÓGICO. Revista Estética E Semiótica, 1(2), 50–62. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.05