O MUNDO É O MUSEU DE HÉLIO OITICICA

Autores/as

  • Reinaldo Guedes Machado

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n1.2019.02

Resumen

O texto ensaia uma interpretação das bases políticas
e filosóficas da obra plástica de Hélio Oiticica,
desenvolvida no convívio familiar com Lygia Clark,
Ferreira Gullar e Mario Pedrosa, na sua vivência
com o povo da Mangueira (RJ).
Palavras-chave: Parangolé;

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Guedes Machado

Reinaldo Guedes Machado: é professor Adjunto da Universidade de Brasília
”“ UnB. É Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo
”“ USP (2003). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade
Federal de Pernambuco ”“ UFPE (1972).

Citas

BRAGA, Paula Priscila. A Trama da terra que
treme: Multiplicidade em Hélio Oiticica. São Paulo:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
da Universidade de São Paulo, 2007. Tese de
doutorado.
BRETT, Guy. Hélio Oiticica. Londres: Whitechapel
Gallery, 1969.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Vértice e ruptura do
projeto construtivo brasileiro. Ed. 1ª. São Paulo: Cosac
& Naify, 1985.
CAVALCANTI, Jardel Dias. Parangolé: anti-obra de
Hélio Oiticica. Disponível em: <www.fig.br/edart/0/
jardel.htm>. Acesso em 28 de março de 2011
FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica. São
Paulo: EDUSP, 1992.
FIGUEIREDO, Luciano (Org.) Lygia Clark ”“ Hélio
Oiticica: Cartas, 1964-74. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,
1966.
GULLAR, Ferreira. Lygia Clark: uma experiência
radical (1954-1958). In CLARK, Lygia. Lygia Clark.
Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mario Pedrosa.
Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga - a
arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica.
Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001, p.27.
JUSTINO, José Maria. Seja Marginal, Seja Herói:
modernidade e pós-modernidade em Hélio
Oiticica. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998.
MACHADO, Reinaldo Guedes. Hélio Oiticica 1937
1980. Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=gog8QOmQuLQ&feature=share>
MUSEU NACIONAL DO CONJUNTO CULTURAL
DA REPÚBLICA. Folder da Exposição: Hélio
Oiticica: O museu é o mundo. 21-12-2010 a 20-02-
2011. Curadoria César Oiticica Filho, Fernando
Cocchiarale e Wagner Barja.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de
Janeiro: Rocco, 1986.
______________. Parangolé: Uma nova fundação
objetiva da arte. In MORAIS, Frederico. Ciclo de
Exposições sobre arte no Rio de Janeiro- 5. Opinião
65. Curadoria Frederico Morais; apresentação
Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte
BANERJ, 1985. Disponível em: <http://www.
itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/
index.cfm?fuseaction=artistas_depoimentos&cd_
verbete=2020&cd_item=16&cd_idioma=28555>.
Acessado em 28 de março de 2011.
_______________. O herói anti-herói e o antiherói
anônimo. Disponível em: <http://www.
culturaebarbarie.org>. Acessado em 5 de abril de
2011.
_______________. Parangolé poético e
parangolé social. Disponível em: <http://www.
itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/
ho/index.cfm?fuseaction=documentos&cd_
verbete=4523&cod=236&tipo=2>. Acessado em 30
de março de 2011
_______________. Entrevista, cedida a Carlos Alberto
Messeder Pereira e Heloísa Buarque de Holanda, 1 de
fevereiro de 1980.
RAMOS, Paulo. Paulo Ramos fala sobre a obra
de Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.
youtube.com./watch?v=dZ3zSLIMABM>. Acessado
em 04 d34 abril de 2011
SPERLING, David. Corpo + Arte = Arquitetura.
As proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark.
In BRAGA, Paula (Org.). Fios Soltos: A Arte de Hélio
Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Guedes Machado, R. (2019). O MUNDO É O MUSEU DE HÉLIO OITICICA. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 9(1), 20–32. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n1.2019.02