O USO DA ILUMINAÇÃO COM ESTÉTICA EXPRESSIONISTA EM FILMES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Gizella Cabral Gigliotti

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v2.n2.2012.06

Palabras clave:

Iluminação, Expressão, Expressionismo Alemão

Resumen

Este trabalho aborda algumas características do movimento expressionista alemão. O problema de pesquisa quis saber se este movimento influenciou a estética da fotografia dos filmes da primeira metade do século XX. Através de fatos históricos e leituras diversas foi possível delinear as características do movimento expressionista até o amadurecimento do expressionista alemão e as suas aplicações nos filmes. Utilizou-se como amostra filmes produzidos nas três primeiras décadas do século XX. O Último Homem (1924), de Murnau serviu de referência para a análise de dados sobre como foram abordados o contraste, a luminosidade e as características funcionais da luz nos demais filmes. Os resultados indicam que a iluminação cênica é responsável pela coesão, síntese, fluência, transição, rapidez e funciona como elemento de estrutura do espetáculo. Concluiu-se que o expressionismo foi um movimento de extrema importância na evolução da arte e da própria sociedade alemã, e configurou-se como linguagem própria para transmitir emoções que representem o período entre guerras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Gigliotti, G. C. (2012). O USO DA ILUMINAÇÃO COM ESTÉTICA EXPRESSIONISTA EM FILMES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 2(2), 57–84. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v2.n2.2012.06

Número

Sección

Artigos