VÍSCERAS, SANGUE E METAFÍSICA PSICOSSOMÁTICA

Autores

  • Luciano Coutinho Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n1.2017.02

Palavras-chave:

Vísceras, Sangue, Metafísica, Psicossomática

Resumo

As vísceras e o sangue humanos têm sido temáticas bastante recorrentes em nossos registros rituais e míticos ao longo de nossa história. Embora pareçam ser elementos meramente físicos, eles assumem simbologia estreitamente ligada a princípios metafísicos. Nesse sentido, aquilo que se apresenta como grotesco torna-se caminho necessário para o melhoramento do humano. Nesse sentido, buscaremos analisar alguns ritos e mitos ligados à cultura indígena, egípcia e cristã, que recorrem a essa temática, a fim de demonstrar como a imagem grotesca das vísceras e do sangue humanos busca fundamentar caminhos para a ideia de uma existência metafísica. Tentaremos, nesse sentido, demonstrar em que medida tal associação poderia ser fruto de um conhecimento psicossomático intuitivo da própria mente humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Coutinho, Universidade do Minho

Doutor em Estudos Clássicos / Filosofia Antiga pela Universidade de Coimbra ”“ UC (recebeu bolsa CAPES para Doutorado Pleno no Exterior). É Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU (recebeu bolsa CAPES). É atualmente Pós-Doutorando em Filosofia pela Universidade do Minho ”“ UM; e Pós-Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU. É Mestre em filosofia pela Universidade de Brasília ”“ UnB, e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (com ênfase em Estética e Semiótica) pela Universidade de Brasília ”“ UnB.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

Coutinho, L. (2017). VÍSCERAS, SANGUE E METAFÍSICA PSICOSSOMÁTICA. Revista Estética E Semiótica, 7(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n1.2017.02

Edição

Seção

Artigos