A TOPOLOGIA IMAGINÁRIA NAS OBRAS DE ARTEMÍDIA: HABITAR ESPAÇOS RIZOMÁTICOS

Autores

  • Gabriela Freitas Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.08

Palavras-chave:

Topologia imaginária, Artemídia, Habitar, Rizoma, Devaneio

Resumo

A partir de um diálogo entre as noções de rizoma, em Deleuze e Guattari, habitar (ser-em) em Heidegger e de devaneio, em Bachelard, propomos, neste artigo, compreender como as instalações de artemídia constituem um espaço híbrido entre imagens visíveis e imagens mentais, entre luz e sombra e entre real e virtual. Tal hibridismo constitui uma experiência única e subjetiva, pois dialoga com as vivências e memórias individuais de cada participador que percorre tais instalações e, dessa forma, completa seu sentido. A topologia imaginária que aí se forma envolve uma interação que parte da percepção aos diferentes estados de consciência por meio do resgate de imagens reminiscentes em processos de lembrança, como defende Merleau-Ponty.   

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Biografia do Autor

Gabriela Freitas, Universidade de Brasília - UnB

professora adjunta da Universidade de Brasília, com participação no grupo de pesquisa ComVersações do
programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação (UnB), linha de Imagem, Som e Escrita. ossui
doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) com período de doutoramento sanduíche na
Université Sorbonne (Paris - IV), em Paris. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009).
Mestrado profissionalizante em Visual Design pela Scuola Politècnica di Design de Milão (2005). Graduação em
Publicidade (UnB /2002) e Especialização em Graphic Advertising pelo Istituto Europeo di Design de Milão
(2000).

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Publicado

19-07-2016

Como Citar

Freitas, G. (2016). A TOPOLOGIA IMAGINÁRIA NAS OBRAS DE ARTEMÍDIA: HABITAR ESPAÇOS RIZOMÁTICOS. Revista Estética E Semiótica, 6(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.08

Edição

Seção

Artigos