OBSERVATÓRIO DA TRANSFORMAÇÃO URBANA DO SOM: A CIDADE ENQUANTO TEXTOS, DERIVAS, MAPAS E CARTOGRAFIA SONORA

Autores

  • Josep Cerdà Universidade de Barcelona
  • Fidel Cañas Universidade de Brasília - UnB
  • Maurício Panella Universidade de Brasília - UnB
  • Miguel Gally Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília
  • Tiago Mendes Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v5.n1.2015.09

Palavras-chave:

Arte sonora, Cartografia sonora, Paisagem sonora

Resumo

O projeto cartografia sonora: observatório de transformação urbana do som está centrado na análise do ambiente sonoro em zonas de tensão e conflito, onde foram produzidas mudanças bruscas de transformação urbana, movimentos migratórios, zonas de fricção ou articulação entre o urbano e a natureza. O ambiente sonoro dos espaços urbanos está definido por marcas sonoras e os traços acústicos da mobilidade que se misturam no espaço auditivo. O espaço público é uma composição sonora em transformação e é também um reflexo das mudanças estruturais da sociedade. A cartografia artística representa fluxos visíveis e invisíveis que unem a experimentação e a interpretação da realidade cotidiana, que operam simultaneamente em uma esfera global e local. A informação coletada apresenta-se em múltiplas camadas e marca uma trama de relações que configuram um mapa sonoro. A finalidade é decodificar a informação sonora da cidade como um elemento que se manifesta com camadas sobrepostas e em constante transformação. Aplica-se uma capacidade organizacional da arte mediante estratégias de observação de uma realidade flutuante e difusa.

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Biografia do Autor

Josep Cerdà, Universidade de Barcelona

Escultor, artista multimidia e professor do Departamento de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (UB), Diretor e Coordenador do grupo de pesquisa MESCA (Mestiçagem Cultural e Artística), da Divisão de Ciências Humanas e Sociais da UB. Email: cerda@ub.edu

Fidel Cañas, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília.

Maurício Panella, Universidade de Brasília - UnB

Antropólogo, sociólogo e artista multimídia. Doutorando pela Facultad de Bellas Artes de Granada- Espanha.
Pesquisador NEHS/Unb.

Miguel Gally, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Professor de Estética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Tiago Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC/GO. Mestrando pela PPG-FAUUnB.
Membro do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica ”“ NEHS. Este trabalho contou com a
colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ”“ CAPES.

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Publicado

10-07-2015

Como Citar

Cerdà, J., Cañas, F., Panella, M., Gally, M., & Mendes, T. (2015). OBSERVATÓRIO DA TRANSFORMAÇÃO URBANA DO SOM: A CIDADE ENQUANTO TEXTOS, DERIVAS, MAPAS E CARTOGRAFIA SONORA. Revista Estética E Semiótica, 5(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v5.n1.2015.09

Edição

Seção

Traduções