ARTE COMO CONHECIMENTO DO MUNDO NA METODOLOGIA CRIATIVA E PEDAGÓGICA DO PROJETO “DE FORA ADENTRO - CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS”

Autores

  • Maurício Camargo Panella Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB
  • Miguel Gally Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB
  • Mariana Fidelis Universidade de Granada

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v5.n1.2015.03

Palavras-chave:

Arte, Cartografia, Popularização da Ciência, Transpedagogia

Resumo

Diante dos diversos e complexos problemas sociais e ambientais que a humanidade desenvolve e tem que enfrentar nos dias atuais, principalmente nas grandes metrópoles mundiais, a arte como meio de conhecer, ler, perceber e imaginar o mundo se mostra como uma linguagem propiciadora de inovadoras vias de comunicação e interação entre o ser humano, o meio social e o meio natural. Neste artigo mostramos algumas das metodologias transpedagógicas de cartografia artística que o Projeto De Fora Adentro- Cartografia dos Sentidos vem desenvolvendo desde 2010 em algumas capitais do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Camargo Panella, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Antropólogo, sociólogo e artista multimídia. Doutorando pela Facultad de Bellas Artes de Granada- Espanha. Fundador do Instituto Casadágua- Arte, Educação e Sustentabilidade. Pesquisador do Núcleo de Estética e Semiótica- Programa de Pós Graduação de Arquitetura e Urbanismo da UNB.

Miguel Gally, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Mariana Fidelis, Universidade de Granada

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com bacharelado em antropologia e sociologia. Em processo de doutoramento na Facultad de Bellas Artes da Universidade de Granada- Espanha. Coordenador de Projetos de Arte e Educação patrimonial e de popularização da ciência- intersecção entre arte, ciência e tecnologia como campo de conhecimento e ação, tem produção científica e artística no Rio Grande do Norte, Brasília e Rio de Janeiro- Brasil, Veracruz e Oaxaca- México, Granada- Espanha.

Referências

AMOROSO, L. (Org.) Il Battesimo dell´estetica, Pisa: ETS, 1996, 2.ed.

ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Valentin Garcia Yebra, Madrid: Gredos, p. 3, 2012.

BAUMGARTEN, Alexander G. Estética: A lógica da arte e do poema (Incluindo Meditações filosóficas sobre alguns tópicos referentes à essência do poema; extratos de Estética e Metafísica). Trad. De M.S. Medeiros, Petrópolis: Vozes, 1993.

BOURRIAUD, Nicolas. Radicante. Buenos Aires: Adriana Hidalga Editora, 2009

HELGUERA, Pablo. “Transpedagogia”. In: Pedagogia no campo expandido / Organização: Pablo Helguera e Mônica Hoff; tradução de Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011

JACQUES, Paola Berensteisn. “Corpografias urbanas ”“ o corpo enquanto resistência”. In: Cadernos PPGAU ”“ FAUFBA. Resistências em espaços opacos. Ano 5, número especial, Salvador: 2007.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SCHAFER, Raymond Murray. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução Marisa Trench Fonterrada, São Paulo: Editora UNESP, 1997.

__________. O ouvido pensante. Tradução de Marisa T. O. Fonterrada, Magda R. G. Silva e Maria Lúcia Pascoal, São Paulo: Editora UNESP, 1991

Downloads

Como Citar

Panella, M. C., Gally, M., & Fidelis, M. (2015). ARTE COMO CONHECIMENTO DO MUNDO NA METODOLOGIA CRIATIVA E PEDAGÓGICA DO PROJETO “DE FORA ADENTRO - CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS”. Revista Estética E Semiótica, 5(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v5.n1.2015.03

Edição

Seção

Artigos