VER, LER E SENTIR: CONTRIBUIÇÕES DA ESTÉTICA RELACIONAL PARA O MÉTODO ICONOLÓGICO DE ERWIN PANOFSKY

Autores

  • Michael Douglas dos Santos Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n1.2014.05

Palavras-chave:

Iconologia, Histórica cultural, Estética relacional

Resumo

As imagens são experimentações artísticas que acompanham o ser humano desde os primórdios da história. Elas foram criadas pelo homem designando vários sentidos, tais como os religiosos, sociais e culturais. Paulatinamente a imagem passou de uma mera ilustração, se tornando uma fonte histórica, devido à exposição de realidade que ela demonstra. A abordagem culturalista da história foi contribuinte para essa ascensão da imagem como fonte. Sendo assim, a leitura crítica da imagem é fulcral para entender as significações da obra. Um dos métodos clássicos para a leitura de imagens é o método iconológico de Erwin Panofsky. Para se obter uma análise totalizante da obra, os métodos de pesquisa de Carlo Ginzburg e os fundamentos da Estética relacional, de Nicolas Bourriaud serão expostos no texto. A troca de ideias entre esses três autores será essencial para a criação de uma metodologia capaz de abarcar os diversos sentidos da imagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Douglas dos Santos Nóbrega

Michael Nóbrega é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Formado em História pela Universidade Federal da Paraiba. Faz parte do grupo de pesquisa: Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) - diretório CNPq e Estado. Suas principais linhas de pesquisa são: Azulejaria Colonial, Arte e cultura Barroca no Nordeste Colonial, História da Arte colonial no Brasil. Entre suas produções, estão trabalhos sobre o Barroco na América Portuguesa e sobre a Roda dos expostos da Santa Casa da Misericórdia. Atua principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia, Barroco, História da Arte, História Cultural, Irmandade da Misericórdia, Expostos

Referências

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Trad. D. Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2008 [1998].

___________. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

BURKE, Peter. Testemunha ocular:história e imagem. Tradução de Vera Mª Xavier dos Santos. Bauru: EDUSC, 2004 [2001].

___________. O que é História Cultural?Tradução de Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 [2004].

CALABRESE, Omar.A linguagem da arte. Lisboa: Presença, 1986 [1985].

DENZINGER, Enrique. El Magisterio de laIglesia: manual de los símbolos, definiciones y declaraciones de La Iglesiaenmateria de fe y costumbres. Barcelona: Editorial Herder, 1963. p. 227. Título original: EnchiridionSymbolorum.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da Consciência Histórica. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

GODOY, Rosa Maria. A 3ª Geração dos Analles: Cultura Histórica e memória. In: CURY, Cláudia Engler. FLORES, Elio Chaves. CORDEIRO JR., Raimundo Barroso (orgs.). Cultura Histórica e Historiografia: legados e contribuições do século 20.1. ed. João Pessoa: Editora universitária/UFPB, 2010.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NÓBREGA, Michael Douglas dos Santos. O Barroco no Brasil: Culturas artística, histórica e historiográfica. DH/UFPB, 2013. Monografia.

OLIVEIRA, Carla Mary S. Sobre o olhar, a arte e a história: Questões para o historiador da arte. Saeculum. Revista de História (21), João Pessoa, jul/dez. 2009, p. 25-84.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Capítulo I. In: AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do Redescobrimento: arte barroca. Fundação Bienal de SP. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002 [1955].

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANT’ANNA. Sabrina Mara. A boa morte e o bem morrer: culto, doutrina, iconografia e irmandades mineiras (1721 A 1822). FAFICH/UFMG, 2006. Dissertação de mestrado.

Downloads

Como Citar

Nóbrega, M. D. dos S. (2014). VER, LER E SENTIR: CONTRIBUIÇÕES DA ESTÉTICA RELACIONAL PARA O MÉTODO ICONOLÓGICO DE ERWIN PANOFSKY. Revista Estética E Semiótica, 4(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n1.2014.05

Edição

Seção

Artigos