ARQUITETURA PRISIONAL E OS DIREITOS SOCIAIS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Autores

  • Érika Wen Yih Sun Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n1.2013.03

Palavras-chave:

Direitos sociais, Política social, Arquitetura prisional

Resumo

Este artigo aborda a interferência da arquitetura prisional sobre os direitos sociais no sistema penitenciário. À luz da legislação concernente à execução penal, o sujeito encarcerado deveria ser privado tão somente da liberdade, mas, diante da realidade do sistema, acaba vendo mitigados seus direitos sociais, como a alimentação, o trabalho, a saúde, a educação, dentre outros. Neste estudo, o objetivo principal é observar o desempenho dos estabelecimentos na garantia dos direitos sociais, fazendo, para tanto, uma análise dos aspectos arquitetônicos utilizados no planejamento espacial das prisões, de modo a verificar as associações possíveis entre as intenções iniciais de projeto e os efeitos alcançados na realidade, bem como as variações na edificação pós-ocupação. A hipótese levantada é que tais direitos não precisam ser eliminados, sob qualquer fundamento, podendo ser plenamente usufruídos no sistema penitenciário, desde que sejam aplicadas políticas públicas adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Wen Yih Sun, Universidade de Brasília - UnB

Graduou-se em DIREITO pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (2006) e em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de Brasília (2004). Possui especialização em direito público (2007), é Mestra (2008) e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, com pesquisas voltadas à Arquitetura Prisional, Execução Penal, Direito Penal e Processual Penal. Já trabalhou no Departamento Penitenciário Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e atualmente atua no ramo de consultoria em Arquitetura Prisional.

Downloads

Como Citar

Sun, Érika W. Y. (2013). ARQUITETURA PRISIONAL E OS DIREITOS SOCIAIS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO. Revista Estética E Semiótica, 3(1), 42–61. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n1.2013.03

Edição

Seção

Artigos