POR UMA ESTÉTICA DAS CULTURAS DO SUL ”“ ONDE O REALISMO SE CONFUNDE COM O MÍTICO

Autores/as

  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília
  • Gustavo de Castro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.02

Palabras clave:

Estética brasileira, Hibridismo, Carnavalização

Resumen

O trabalho visa descrever e analisar uma estética que pode ser qualificada de brasileira: a estética do terror resultante das injustiças sociais unida à estética da festa e da alegria resultante de um vitalismo mítico e mágico. A metodologia consistiu em comparar dois pontos de vista: o primeiro, adotando o conceito de “carnavalização”, parte do ponto de vista de alguns sociólogos europeus, tais como Empoli e Maffesoli, para explicar a estética brasileira que ganha o mundo através do fenômeno de comunicação de massa globalizada; o segundo, adota o conceito de “antropofagia cultural” e propõe uma leitura latino-americana da realidade, situando sua estética no entrecruzamento de dois paradigmas, o logos e o mythos, para mostrar a existência no Brasil, de uma força estética resultante de um hibridismo cultural criativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Pós-doutora em Comunicação pela UnB, Doutora em Ciências da Linguagem pela Sorbonne Nouvelle, Paris.

Publicado

2011-12-31

Cómo citar

Dravet, F., & Castro, G. de. (2011). POR UMA ESTÉTICA DAS CULTURAS DO SUL ”“ ONDE O REALISMO SE CONFUNDE COM O MÍTICO. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 1(2), 16–25. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.02