POR UMA ESTÉTICA DAS CULTURAS DO SUL ”“ ONDE O REALISMO SE CONFUNDE COM O MÍTICO

Autores

  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília
  • Gustavo de Castro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.02

Palavras-chave:

Estética brasileira, Hibridismo, Carnavalização

Resumo

O trabalho visa descrever e analisar uma estética que pode ser qualificada de brasileira: a estética do terror resultante das injustiças sociais unida à estética da festa e da alegria resultante de um vitalismo mítico e mágico. A metodologia consistiu em comparar dois pontos de vista: o primeiro, adotando o conceito de “carnavalização”, parte do ponto de vista de alguns sociólogos europeus, tais como Empoli e Maffesoli, para explicar a estética brasileira que ganha o mundo através do fenômeno de comunicação de massa globalizada; o segundo, adota o conceito de “antropofagia cultural” e propõe uma leitura latino-americana da realidade, situando sua estética no entrecruzamento de dois paradigmas, o logos e o mythos, para mostrar a existência no Brasil, de uma força estética resultante de um hibridismo cultural criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Pós-doutora em Comunicação pela UnB, Doutora em Ciências da Linguagem pela Sorbonne Nouvelle, Paris.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Dravet, F., & Castro, G. de. (2011). POR UMA ESTÉTICA DAS CULTURAS DO SUL ”“ ONDE O REALISMO SE CONFUNDE COM O MÍTICO. Revista Estética E Semiótica, 1(2), 16–25. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.02