AS IDEOLOGIAS ESPACIAIS E O PATRIMÔNIO CULTURAL E: IMAGEM E PROMOÇÃO TURÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562013e39993Palabras clave:
ideologia espacial, patrimônio cultural, imagem, turismoResumen
A promoção turística brasileira sempre se utilizou estereótipos de sua cultura e de seu povo para alimentar o imaginário turístico internacional e, assim, promover a ideia de um Brasil sensual, exótico, alegre e festivo. Nos últimos anos, vimos observando a tentativa dos órgãos oficiais de promoção turística em romper com essa tradição, ao criar campanhas publicitárias ou outras estratégias de marketing baseadas em temas como biodiversidade, diversidade cultural, modernidade e competência. O presente trabalho aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio culturais brasileiras praticadas pela EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo – durante o período de 2003 a 2012. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e, sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em diferentes escalas. A importância deste trabalho resume-se a uma maior reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza material e imaterial.
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