Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Espaço e Geografia é um periódico eletrônico anual de fluxo contínuo e acesso aberto, com avaliação às cegas pelos pares, publicado desde 2000 pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Tem o objetivo de oferecer à comunidade interessada temáticas relacionadas ao espaço geográfico em suas múltiplas dimensões, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. A Revista retoma e atualiza esforços para construir um fórum de divulgação e debates de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos que possuam uma perspectiva geográfica de análise. Espaço e Geografia busca, assim, contribuir e disseminar o debate produzido em diferentes áreas da Ciência Geográfica, considerando a Geografia como uma Ciência que busca interpretar e analisar arranjos espaciais em suas diferentes escalas e localizações, sejam esses arranjos de origem físico-ambiental, socioespacial ou temas fortemente imbricados entre essas duas categorias, como os Estudos da Paisagem, a Geografia Ambiental, a Ecologia Política, o Planejamento e a Gestão do Território e tantos outros.
Políticas de Seção
Artigo
Texto inédito oriundo de pesquisa densa e com rigor teórico-metodológico. A submissão é feita diretamente na Plataforma e passa por todo o processo avaliativo.
A seção acima deve respeitar as regras presentes em "Diretrizes para Autores".
A seção tem:
- Submissões abertas;
- Indexação;
- Avaliada por pares;
Em agosto de 2025, a média de tempo para a primeira resposta foi de 31 dias. Já o prazo médio total de artigo aceito foi de 150 dias.
Em média, a Espaço e Geografia recebe 71 artigos por ano para avaliação e possui uma taxa de 42% de rejeição na entrada.
É obrigatório que todos os autores tenham registro no ORCID e informem seu identificador no momento da submissão para que o artigo seja publicado.
Resenha
Necessariamente de textos clássicos ou atuais de referência da Geografia. A submissão também é realizada diretamente na Plataforma e sua pertinência é avaliada pelos Editores.
A seção tem:
- Submissões abertas;
- Indexação;
- Avaliada por pares;
Ensaio
Reservado para convidados.
A seção encontra-se com:
- Indexação;
- Avaliada por pares;
A Revista Espaço e Geografia aceita propostas de dossiês temáticos, que poderão ser coordenados por membros da editoria ou por pesquisadores externos à equipe editorial, desde que aprovados previamente pelo Comitê Editorial da revista.
As propostas de dossiê devem estar inteiramente alinhadas ao escopo e às diretrizes da revista e seguir o mesmo rigor metodológico e editorial dos demais números, incluindo:
-
Avaliação cega por pares, obrigatoriamente com avaliadores externos à instituição dos proponentes;
-
Compromisso com a originalidade, relevância temática e diversidade institucional dos autores;
-
Cumprimento de todos os prazos e exigências definidos pelo Comitê Editorial.
Propostas devem ser encaminhadas por e-mail institucional, contendo: título do dossiê, justificativa teórica e temática, nomes e filiações dos organizadores e um cronograma sugerido.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Espaço e Geografia publica artigos científicos originais e os autores se obrigam a declarar que seu manuscrito é inédito e que não está sendo submetido, em parte ou no todo, a outro periódico. O texto dos artigos deve ser resultado de pesquisa densa e com rigor teórico-metodológico. A submissão é feita diretamente na Plataforma e passa por todo o processo avaliativo.
--> O processo avaliativo para as Seções Artigo e Resenha se constitui por dois momentos <--
1) Avaliação pelo Comitê Editorial
Para o texto seguir para a avaliação cega por pares é necessário, antes, atender aos seguintes critérios, que serão analisados pelos editores da Revista:
(i) não serão aceitos artigos que fujam do escopo da revista. Portanto, os textos devem ser fruto de uma análise que tenha o espaço geográfico como foco.
(ii) Textos claros e compreensíveis, de acordo com a norma culta da língua na qual o artigo for desenvolvido.
(iii) Os artigos devem estar no formato determinado nas “Diretrizes para Autores”, especialmente no que se refere a(o): (a) tamanho mínimo e máximo de palavras; (b) resumo, referências bibliográficas e citações de acordo com as normas ABNT; (c) título no idioma no qual o texto foi produzido, além do título em inglês (caso o artigo seja em inglês ou espanhol, apresentar o título, o resumo e palavras-chave em português) e mais um idioma, preferencialmente espanhol; (d) palavras-chave diferentes daquelas que aparecem no título.
(iv) A Revista Espaço e Geografia utilizará sistema de detecção de similaridade nesta primeira etapa de avaliação. Caso a detecção do sistema apresente partes do texto ou de texto completo submetido, o artigo não passará à fase seguinte. Sugere-se que o(a)(s) autor(a)(s) esteja(m) atento(s) ao citar corretamente as fontes.
2) Avaliação pelo Comitê Científico (consultores ad hoc)
Após a avaliação dos editores, o texto será enviado a dois avaliadores que compõem o Comitê Científico da Revista (consultores ad hoc), formado por pesquisadores doutores de diferentes instituições nacionais e internacionais com trabalhos publicados nas mais distintas áreas de conhecimento da Geografia. As avaliações serão realizadas tendo como base a Ficha de Avaliador entregue pelos editores da Revista e, em caso de divergência, o artigo poderá ser enviado a um terceiro avaliador ou caberá ao Conselho Editorial a decisão. Todos os artigos são enviados sem identificação dos autores, assegurando o sistema avaliativo duplo-cego.
Os avaliadores ad hoc são, predominantemente, externos à Universidade de Brasília.
A Revista Espaço e Geografia tem uma periodicidade de 1 (um) número por ano, cada um com, no mínimo, 10 (dez) artigos científicos, publicados em fluxo contínuo ao longo do ano.
Durante o processo de avaliação, os pareceristas são convidados a responder às seguintes questões:
-
O trabalho é original?
-
O tema é adequado para publicação na Revista Espaço e Geografia?
-
O título reflete o conteúdo do trabalho, de maneira clara e sucinta?
-
Os termos de indexação e o resumo são informativos?
-
A introdução se adequa ao tema do trabalho, com objetivos claros?
-
A metodologia/método são adequados?
-
Os quadros e figuras são todos necessários?
-
A discussão dos resultados é apropriada?
-
As conclusões são pertinentes e justificam os objetivos do trabalho?
-
As referências bibliográficas adotadas atendem à proposta do trabalho?
-
Todas as normas das diretrizes da revista foram atendidas?
Além disso, o parecerista deve apresentar comentários justificativos sobre os pontos avaliados e indicar uma decisão final, entre as seguintes opções:
-
Aceitar para publicação como artigo
-
Aceitar para publicação como nota técnica
-
Aceitar para publicação como artigo após pequenas revisões, sem necessidade de retornar ao revisor
-
Há necessidade de revisões substanciais e novo parecer
-
Não aceitar para publicação
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento dos artigos avaliados.





