A SUSTENTABILIDADE DUALISTA DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA “LIMITES E POSSIBILIDADES”: O CASO DO ASSENTAMENTO SANTA HELENA- I/SAPÉ-PB

Autores/as

  • Rômulo Luiz Silva Panta Universidade Estadual da Paraíba-UEPB - Campus III - Rua Padre Zeferino Maria,66 Centro-Sapé-Paraíba - Fones: 83 -93031854/83- 32832460

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562008e39822

Palabras clave:

Agrário, Trabalho, Moradia, Continuidade

Resumen

Realizar um trabalho sobre a temática agrária é efetuar uma analise temporal, econômica e social, bem como relatar as reais situações de desigualdades vistas no espaço agrário nacional em especial o espaço agrário paraibano. Estas relações estão inseridas no contexto nacional, como um dos “gritos” dados pela sociedade, para mostrar ao mundo os contrastes, descriminações, explorações, e a imparcialidade com que se trata a Reforma Agrária. O objetivo deste trabalho foi analisar as condições de vida no que cerne mais especificamente as condições e relações de trabalho, renda, moradia e continuidade no espaço agrário do Assentamento Santa Helena I-Sapé/PB. Utilizou-se para fundamentação do estudo, a matriz teórica do espaço. Neste sentido o espaço é concebido como um conjunto de sistemas orientados em objetivos e ações. Na perspectiva metodológica que se consistiu de um levantamento, documental e bibliográfico, para fundamentar as propostas de estudo. Para tanto se destaca alguns autores, que contribuíram de maneira valorosa que são: Castro (1967); Lemos (1996); Moreira (1997); Pereira (2005) e Varela (2006), entre outros, como pesquisas em site do MST, INCRA e IBGE, que contribuíram para execução do trabalho. Através das idéias e temáticas destes autores, foi se construindo um conhecimento científico necessário para se elaborar o trabalho. Posteriormente foram efetuadas as visitas/pesquisas de campo que se constituíram como materialização do estudo, durante o período de janeiro 2006 a fevereiro 2007. Durante a pesquisa foram valorizadas as preocupações relacionadas com a história oral de cada um, atuando como elemento significante que contribuiu para a execução do trabalho, e fez entender que a Reforma Agrária é o primeiro passo a primeira conquista. Investir neste projeto é dá suporte social para promover a equidade entre os camponeses e corrigir o abismo existente entre as classes majoritárias e minoritárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org). (2001) Ensaios de Geografia Contemporânea. São Paulo: Editora Hucitec.

CASTRO, Anna Maria; DIAS, Edmundo Fernandes. (1976) Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca.

CASTRO, Josué de. (1967) Geografia da Fome. São Paulo: Editora Brasiliense.

CASTRO, Iná Elias de Castro; CORRÊA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo César da Costa. (2005) Geografia Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

CAVALCANTE FILHO, Antonio. (2006) A estrutura agrária e o dualismo na Economia brasileira. João Pessoa: Editora Meta.

FURTADO, Celso. (1969) Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional.

INCRA/ATECEL/UFPB/ENERH. (2001) Aptidão Agrícola dos Projetos de Assentamentos do INCRA-PB. Campina Grande.

INCRA. (1999) Plano de Desenvolvimento Simplificado-PDS. João Pessoa.

IENO, Genaro; BAMAT, Thomas. (1998) Qualidade de vida e Reforma Agrária na Paraíba. João Pessoa: UNITRABALHO/UFPB.

LAZZAROTTO, Valentim. (1981) Pobres construtores de riquezas. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul.

LEMOS, Francisco de Assis Lemos. (1996) Nordeste, o vietinã que não houve. Ligas camponesas e o golpe de 64. Londrina/PR: editora da UEL.

LENIN, I. V. (1974) Le développenet du capitalisme en Russie. Paris. Ed. Sociales.

MANKIW, N. Gregory. (2004) Introdução à Economia: Princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus.

MARIANO NETO, Belarmino. (2004) A produção do Espaço Agrário Paraibano enquanto instância social. In: Par’a’iwa. Nº 5, João Pessoa, março.

MARINO NETO, Belarmino.(2001) Ecologia e Imaginário. Memória Cultural, Natureza e Submundialização. João Pessoa: Editora Universitária.

MARX, Karl. (1980) Conseqüências Sociais do Avanço Tecnológico. São Paulo: Edições Populares.

MARX, Karl. (1985) O Capital. Volume V. São Paulo: DIFEL.

MELO Antonio Sérgio Tavares de; RODRIGUES, Janete Lins. (2003) Paraíba Desenvolvimento Econômico e a questão Ambiental. João Pessoa: Editora Grafset.

MENDONÇA, Daniel Baltazar. A (2006) (In) Sustentabilidade da Produção Familiar e a Questão da Sobrevivência no Assentamento Santa Helena- I Sapé - PB. 73 f. Monografia (Licenciatura Plena em História)-Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Guarabira.

MOREIRA, Alessandra Pereira da Costa, et al. (2006) Pobreza rural e resistência camponesa na Paraíba: Confrontando dados e registrando experiências. In: Seminário LusoBrasileiro-Caboverdiano/ III Encontro Paraibano de Geografia/ III Semana de Geografia da UFPB, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2006.

MOREIRA, Emília. (2007) Da concepção de espaço e de espaço agrário à reflexão sobre territórios de esperança: uma contribuição ao estudo da agricultura camponesa no Nordeste do Brasil. In: II Semana de Geografia da UEPB, 2007, Guarabira. Anais... Guarabira: UEPB.

MOREIRA, Emília.(1997) Por um pedaço de chão. João Pessoa: Editora Universitária. MOREIRA, Emília: TARGINO, Ivam. (1997) Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária.

MOREIRA, Emília: WATANABE, Takako. (2006) Ambiente, trabalho e Saúde. João Pessoa: Editora Universitária.

NOGUEIRA, Alexandre Peixoto Faria. (2006) O desenvolvimento da agricultura camponesa no município de Cruz do Espírito Santo. In: Seminário Luso-BrasileiroCaboverdiano/ III Encontro Paraibano de Geografia/ III Semana de Geografia da UFPB, 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB.

PEREIRA, Antonio Alberto.(2005) Além das Cercas. Um olhar educativo sobre a reforma agrária. João Pessoa: Editora Idéia.

RODRIGUES, Janete Lins. (2001) Atlas Escolar da Paraíba. João Pessoas: Editora Grafset.

ROSS, Jurandy L. Sanches (Org.). (1995) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp.

ROUSSEAU, Jean Jacques. (1988) Discursos Sobre a Origem e os Fundamentos de Desigualdades entre os Homens. São Paulo: Nova Cultura.

SALGADO, Sebastião. (2007) A marcha de uma coluna humana. 2002. 1 fotografias. Disponível em: . Acesso em 04 de jun. de 2007.

SANTOS, Loraine Menêses dos, et al. (2006) A expansão do emprego terciário no meio rural do Nordeste. In: Seminário Luso-Brasileiro-Caboverdiano/ III Encontro Paraibano de Geografia/ III Semana de Geografia da UFPB, 2006, João Pessoa. Anais. João Pessoa: UFPB.

SANTOS, Nilton. (1996) Por uma Geografia nova. Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec.

SOARES, Ana Bernadete de Carvalho Accioly; RODRIGUES, Maria de Fátima Ferreira. (2006) Agricultura Familiar Políticas Públicas e Resistência Camponesa. In: Seminário Luso-Brasileiro-Caboverdiano/ III Encontro Paraibano de Geografia/ III Semana de Geografia da UFPB, 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB.

VARELA, Francisco. (2006) A Questão Agrária Nacional e Assentamos Rurais na Paraíba. João Pessoa: Editora Idéia.

WAGER, N. Lima. (2003) Geografia da População em abordagem social. Alagoas-Maceió: Editora UFAL.

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Silva Panta, R. L. (2022). A SUSTENTABILIDADE DUALISTA DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA “LIMITES E POSSIBILIDADES”: O CASO DO ASSENTAMENTO SANTA HELENA- I/SAPÉ-PB. Revista Espacio Y Geografía, 11(2), 89:134. https://doi.org/10.26512/2236-56562008e39822

Número

Sección

Articulo